Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/35331
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Santer Alvares de Matos | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7563395102600467 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Samuel Moreira Marques | pt_BR |
dc.creator | Cristiane Eler | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-03-22T19:54:49Z | - |
dc.date.available | 2021-03-22T19:54:49Z | - |
dc.date.issued | 2019-11-30 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/35331 | - |
dc.description.resumo | As tecnologias digitais têm feito parte de nossas vidas há algum tempo e, com uma maior presença, a partir da disseminação do smartphone. Sua utilização é tão intensa que muitas vezes não conseguimos conceber a execução de determinadas ações sem o meio digital. Todas as formas de relações quer sejam humanas ou com a própria aprendizagem se alteraram e essa inter-relação se dá de tal forma que ser humano e máquina passaram a fundir-se. Muda-se, assim, a relação com o conhecimento e com o próprio ato de aprender. A escola necessita reconhecer que não é – e há bastante tempo – a única fonte de saber e aprendizagem e que, inclusive, compete com meios mais atrativos e dinâmicos. Diante de tal realidade, as questões que perpassam este trabalho são sobre a potencialização do ensino de Geografia por meio das tecnologias digitais ou quais contribuições elas podem dar para uma aprendizagem mais significativa e interessante. A Geografia é a ciência que tem como objeto de estudo o espaço geográfico. A percepção da realidade local e global e a capacidade de compreender e interpretar tal espaço são habilidades essenciais para todos, em especial, ao sujeito educando. Pensar em como os meios digitais, tão presentes no cotidiano dos jovens estudantes podem muni-los de tais habilidades ou simplesmente possibilitar que o olhar sobre a Geografia seja mais interessante, é algo com bastante relevância. Através do desenvolvimento de diferentes sequências didáticas, procurou-se apontar caminhos para que a tecnologia digital, presente cotidianamente, auxilie numa aprendizagem da Geografia no contexto escolar. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Geografia | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia digital | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Tecnologias digitais | pt_BR |
dc.subject.other | Material didático | pt_BR |
dc.subject.other | Geografia - estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Uma proposta para o ensino de Geografia | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0 |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Monografia de Especialização - Cristiane Eler.pdf | 2.96 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.