Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35335
Type: Monografia (especialização)
Title: Abordagens de aprendizagem e funções executivas: construtos relacionados ao controle e regulação do comportamento
Other Titles: Learning approaches and executive functions: constructs related to the control and regulation of behavior
Authors: Ana Virginia Prates Martins
First Advisor: Cristiano Mauro Assis Gomes
First Co-advisor: Jhonys de Araújo
First Referee: Bruno Rezende de Souza
Second Referee: Renato Bortoloti
Abstract: Funções executivas e abordagens de aprendizagem são dois componentes da aprendizagem autorregulada. As funções executivas são importantes em situações do cotidiano, como em contextos em que o indivíduo precisa inibir um comportamento inadequado ou selecionar seu foco de atenção. Já as abordagens de aprendizagem controlam o comportamento que se manifesta no contexto da sala de aula e no processo de aprendizagem. Visto que ambos os construtos atuam na regulação do comportamento durante a aprendizagem, e em muitas das atividades nas quais são demandados eles se sobrepõem, é razoável supor que eles estejam associados. O presente artigo teve como objetivo sustentar o vínculo entre o modelo de funções executivas com a teoria das abordagens de aprendizagem. Os resultados discutidos nesta pesquisa demonstram, por meio de evidências empíricas, que há uma correlação positiva entre as funções executivas e as abordagens de aprendizagem.
Abstract: Executive functions and learning approaches are two components of self-regulated learning. Executive functions are important in everyday situations, such as in contexts where the individual needs to inhibit inappropriate behavior or select his focus of attention. Learning approaches, on the other hand, control the behavior that manifests itself in the context of the classroom and in the learning process. Since both constructs act in the regulation of behavior during learning, and in many of the activities in which they are demanded they overlap, it is reasonable to assume that they are associated. This article aimed to support the link between the executive functions model and the theory of learning approaches. The results discussed in this research demonstrate, through empirical evidence, that there is a positive correlation between executive functions and learning approaches.
Subject: Neurociência cognitiva
Aprendizagem
Regulação emocional
Função executiva
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Neurociências
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/35335
Issue Date: 9-Feb-2021
Appears in Collections:Especialização em Neurociências e suas Fronteiras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana Virginia_ TCC_Especialização Neurociencias_2021.pdf398.94 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons