Abordagens de aprendizagem e funções executivas: construtos relacionados ao controle e regulação do comportamento
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Universidade Federal de Minas Gerais
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Monografia de especialização
Título alternativo
Learning approaches and executive functions: constructs related to the control and regulation of behavior
Primeiro orientador
Membros da banca
Bruno Rezende de Souza
Renato Bortoloti
Renato Bortoloti
Resumo
Funções executivas e abordagens de aprendizagem são dois componentes da
aprendizagem autorregulada. As funções executivas são importantes em situações do
cotidiano, como em contextos em que o indivíduo precisa inibir um comportamento
inadequado ou selecionar seu foco de atenção. Já as abordagens de aprendizagem
controlam o comportamento que se manifesta no contexto da sala de aula e no
processo de aprendizagem. Visto que ambos os construtos atuam na regulação do
comportamento durante a aprendizagem, e em muitas das atividades nas quais são
demandados eles se sobrepõem, é razoável supor que eles estejam associados. O
presente artigo teve como objetivo sustentar o vínculo entre o modelo de funções
executivas com a teoria das abordagens de aprendizagem. Os resultados discutidos
nesta pesquisa demonstram, por meio de evidências empíricas, que há uma correlação
positiva entre as funções executivas e as abordagens de aprendizagem.
Abstract
Executive functions and learning approaches are two components of self-regulated
learning. Executive functions are important in everyday situations, such as in contexts
where the individual needs to inhibit inappropriate behavior or select his focus of
attention. Learning approaches, on the other hand, control the behavior that manifests
itself in the context of the classroom and in the learning process. Since both constructs
act in the regulation of behavior during learning, and in many of the activities in which
they are demanded they overlap, it is reasonable to assume that they are associated.
This article aimed to support the link between the executive functions model and the
theory of learning approaches. The results discussed in this research demonstrate,
through empirical evidence, that there is a positive correlation between executive
functions and learning approaches.
Assunto
Neurociência cognitiva, Aprendizagem, Regulação emocional, Função executiva
Palavras-chave
Abordagens de aprendizagem, Autorregulação, Funções executivas
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