Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35429
Type: Monografia (especialização)
Title: O livro de artista: possibilidade como material didático pedagógico para ensino das artes visuais
Other Titles: The artist's book: possibility as pedagogical didactic material for the teaching of visual arts
Authors: Rose Mary Andrade Rodrigues
First Advisor: Mônica Vaz da Costa
First Referee: Natália Rezende Oliveira
Abstract: Esta monografia tem como objeto o livro de artista que, embora seja uma linguagem recorrente nas artes plásticas, nem sempre é utilizado como recurso metodológico no cenário educacional. Espera-se levar ao conhecimento, não só o livro de artista como material didático e também como iniciativa à produção artística, mas mostrar o seu protagonismo no processo de ensino aprendizagem. Esta pesquisa apresenta ao meio educativo o uso do livro de artista como material didático/pedagógico e como este pode ser usado multidisciplinarmente nas atividades práticas das aulas de Artes e associados a outras disciplinas do currículo escolar, permitindo que professores e alunos pensem novas maneiras de fazer e compreender Arte. A metodologia usada foi bibliográfica, interpretativa, descritiva e investigativa, usando, para tanto, fontes primárias e secundárias, tais como livros, artigo, tese, monografia e projetos de pesquisa dentro e fora do Brasil. Com esta monografia pretende-se comprovar que, para o livro de artista se efetivar na escola, o professor deve ser também um pesquisador-artista e usar de todo e qualquer recurso que facilite a compreensão e ensino de Artes Visuais.
Abstract: This monograph has the artist's book as an object of study, which despite being peculiar in the area of fine arts, is not always used as a methodological resource in the educational scenario. I expect to bring to knowledge, not only the artist's book as a didactic material and also as an initiative for the artistic production, but to show its role in the teaching-learning process. This study presents to the educational sphere the use of the artist's book as a didactic/pedagogical material and how it can be used in a multidisciplinary way in the practical activities of the Art classes, and associated with other disciplines of the school curriculum, allowing teachers and students to think of new ways to make Art. The methodology used was bibliographic, interpretative, descriptive, and investigative, using primary and secondary sources, such as books, articles, theses, monographs, and research projects from Brazil and abroad. With this monograph, I intended to prove that, for the artist's book to become effective at school, the teacher must also be a researcherartist and use any and all resources that may aid the understanding and teaching of Visual Arts.
Subject: Arte - Estudo e ensino
Livros artísticos
Material didático
Arte e educação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/35429
Issue Date: 1-Mar-2020
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia Finalizada Rose_Mary_Andrade_Rodrigues.pdf900.41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.