Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35444
Type: Monografia (especialização)
Title: A construção das habilidades em escrita de textos argumentativos dos alunos do 6º ano e do 8º ano do Ensino Fundamental: um estudo dos processos.
Authors: Graziela Mendes Rodrigues
First Advisor: Rosane Cassia Santos e Campos
First Referee: Ivanete Bernardino Soares
Second Referee: Francis Arthuso Paiva
Third Referee: Tania Margarida Lima Costa
Abstract: A construção das habilidades em escrita de textos de tipologia argumentativa dos estudantes nos anos finais do Ensino Fundamental tem sido um grande desafio para os educadores da rede pública de ensino, da qual faço parte. Esse desafio é motivador da busca contínua por formação, com o objetivo de se encontrarem caminhos a seguir. Este trabalho é o resultado da contínua busca pelo aprendizado e pelo aperfeiçoamento dos conhecimentos que podem ser implementados no fazer docente. Ele foi elaborado em etapas e é aqui apresentado como requisito para a obtenção do título de especialista. As etapas que compõem esta monografia são: memorial de percurso e projeto de ação. Sendo o memorial a apresentação da trajetória pessoal e profissional que me trouxeram, professora-pesquisadora, até aqui e o projeto de ação é o resultado do meu fazer pedagógico, realizado junto aos alunos de minha escola e do Centro Pedagógico, no ano de 2019. Para que o estudante possa desenvolver a escrita em suas diversas variações e saiba adequá-la às práticas de linguagem, faz-se necessário o conhecimento da diversidade linguística, a valorização dela em seus contextos de uso e, também, o desenvolvimento efetivo daquilo que é chamado de escrita com uso da norma padrão, a partir do repertório do sujeito e do trabalho com gêneros textuais de circulação social e com efetivas práticas comunicativas. O projeto de ação desta monografia foi elaborado pensando em fomentar ideias e desenvolver a criatividade do aluno, a fim de que se consolide na escrita a argumentação que o aluno já possui na oralidade. Foi desenvolvida uma pesquisa em que se fez o uso de sequências didáticas a partir de textos de diversos gêneros argumentativos que objetivaram a facilitação do processo de construção de habilidades em escrita de textos de tipologia argumentativa. A finalidade desse trabalho é a de promover reflexões, com base em conhecimentos adquiridos no Residência Docente, acerca das práticas escolares que envolvem estudantes e professores. Todas as reflexões partiram de situações reais de comunicação, dentro da perspectiva de que a escrita, apesar de ser um objeto de ensino escolar, é também um instrumento de formação cidadã, sendo utilizada a todo o momento da vida do sujeito.
Subject: Ensino Fundamental
Comunicação escrita
Gêneros textuais
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Residência Docente para a Formação de Educadores da Educação Básica
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/35444
Issue Date: 30-Sep-2020
Appears in Collections:Especialização em Residência Docente para a Formação de Educadores da Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Graziela Mendes Rodrigues - Versão Final PDF-A.pdf13.96 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.