Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35613
Type: Monografia (especialização)
Title: Sequências didáticas: utilização de tecnologias digitais no ensino de Ciências
Other Titles: Didactic sequences: use of digital technologies in science teaching
Authors: Cristiano Araújo Costa Arruda
First Advisor: Santer Alvares de Matos
First Referee: Renata Amaral de Matos Rocha
Abstract: As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) estão cada vez mais inseridas no cotidiano de todos nós e têm implicações no modo como vivemos. Por isso, precisamos pensar em como integrá-las às práticas docente levando os educadores a se atentar sobre a necessidade de inserir as TDICS nos processos de ensino e aprendizagem. O principal objetivo dessa inserção é a possibilidade de se contemplar o conteúdo disciplinar por meio da utilização das tecnologias digitais como ferramentas didáticas. A estimulação do estudante utilizando os recursos tecnológicos ressignifica o aprendizado aproximando o conhecimento aos meios que os mesmos estão inseridos. Para o emprego desses recursos é evidente a necessidade da criação de processos que sistematizem a utilização dos diversos objetos de aprendizagem por meio do desenvolvimento de sequências didáticas. Este trabalho tem como objetivo apresentar algumas das sequências didáticas desenvolvidas durante a Pós-graduação em Tecnologias Digitais e Educação 3.0. As sequências apresentadas buscam proporcionar um ambiente interativo e tecnológico favorecendo o processo de ensino e de aprendizagem em que o estudante tem a possibilidade de conduzir seu aprendizado e desenvolvimento, mediado pelo recurso tecnológico e pelo professor. Foram apresentadas cinco sequências didáticas contemplando o conteúdo de Ciências, baseadas na utilização de Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação trabalhadas durante o curso.
Abstract: Digital Information and Communication Technologies (TDIC) are increasingly inserted in the daily lives of all of us and have implications for the way we live. Therefore, we need to think about how to integrate them into teaching practices, leading educators to pay attention to the need to insert TDICS in teaching and learning processes. The main objective of this insertion is the possibility to contemplate the disciplinary content through the use of digital technologies as didactic tools. Student stimulation using technological resources refreshes learning by bringing knowledge closer to the means they are inserted in. For the use of these resources, the need to create processes that systematize the use of different learning objects through the development of didactic sequences is evident. This work aims to present some of the didactic sequences developed during the Post-graduation in Digital Technologies and Education 3.0. The sequences presented seek to provide an interactive and technological environment favoring the teaching and learning process in which the student has the possibility of conducting his learning and development, mediated by the technological resource and the teacher. Five didactic sequences were presented covering the content of Sciences, based on the use of Digital Technologies of Information and Communication worked during the course.
Subject: Tecnologias digitais
Sequências didáticas - Material didático
Ciência - Estudo e ensino
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/35613
Issue Date: 4-Jul-2020
Appears in Collections:Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia_Cristiano (1).pdf283.03 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.