Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/35620
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Tecnologias digitais e educação: proposta de inovação do processo de ensino e aprendizagem por meio de sequências didáticas |
Autor(es): | Gilda da Silva Gomes de Almeida |
primer Tutor: | Lívia Andréa Figueiró de Souza |
primer miembro del tribunal : | Ismael Krishna de Andrade Neiva |
Resumen: | Tendo em vista a multiplicidade de ações dentro universo educacional, o uso das sequências didáticas se destaca no sentido de oportunizar ao profissional educador uma visualização sistemática do conteúdo proposto, do desenvolvimento detalhado das aulas, bem como dos objetivos traçados e a forma adequada de avaliá-los. Nesse sentido, o presente trabalho traz cinco sequências didáticas elaboradas durante o Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0, que abarcam conteúdos a serem trabalhados nas disciplinas de Ciências e Língua Portuguesa. Além do conteúdo das referidas disciplinas, as sequências didáticas sugerem algumas tecnologias digitais (redes sociais, sites, aplicativos e jogos) como ferramentas digitais com cunho pedagógico para potencializar o processo de ensino e aprendizagem. Também há uma preocupação com uma formação mais globalizada do estudante como pessoa. Dessa forma, para além da proposta de um ensino mais condizente com a era tecnológica na qual estamos inseridos e a instrução de conteúdos escolares essenciais, as sequências didáticas descritas nesse trabalho foram construídas com o objetivo de propor discussões acerca de temas e/ou problemas sociais. |
Abstract: | In view of the multiplicity of actions within the educational universe, the use of didactic sequences stands out in order to provide the educating professional with a systematic visualization of the proposed content, the detailed development of the classes, as well as the objectives outlined and the appropriate way of evaluating them. them. In this sense, the present work brings five didactic sequences elaborated during the Specialization Course in Digital Technologies and Education 3.0, which cover contents to be worked on in the disciplines of Science and Portuguese Language. In addition to the content of the aforementioned subjects, the didactic sequences suggest some digital technologies (social networks, websites, applications and games) as digital tools with a pedagogical nature to enhance the teaching and learning process. There is also a concern with a more globalized formation of the student as a person. Thus, in addition to the proposal of teaching more consistent with the technological era in which we are inserted and the instruction of essential school contents, the didactic sequences described in this work were constructed with the aim of proposing discussions about themes and / or social problems. |
Asunto: | Prática docente Sequências didáticas Ensino e aprendizagem Educação tecnológica |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU |
Curso: | Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0 |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/35620 |
Fecha del documento: | 12-dic-2020 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0 |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tecnologias Digitais e Educação proposta de inovação do processo de ensino e aprendizagem por meio de sequências didáticas.pdf | 2.15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons