Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/35694
Tipo: Monografia (especialização)
Título: O uso da construção de modelos para o ensino da meiose
Autor(es): Thayara Hellen Maltez Ferreira
Primeiro Orientador: Roberta Guimarães Corrêa
Primeiro membro da banca : Monique Aline Ribeiro dos Santos
Resumo: Os componentes curriculares da Biologia relativos à citologia, particularmente, o tópico relacionado à meiose, são considerados de difícil compreensão e de natureza abstrata. Desta forma, o presente estudo apresenta os resultados referentes a um projeto de intervenção realizado com alunos do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola particular da cidade de João Monlevade-MG, Brasil. A partir do trabalho de intervenção, analisou-se as possíveis contribuições da construção de modelos para explicar o processo de meiose para o aprendizado dos estudantes. Para isso foi construído um diário de bordo, um questionário e realizado uma análise qualitativa dos dados obtidos. Os resultados mostram que o uso de construção de modelos acompanhada de outras atividades de ensino pode auxiliar na aprendizagem dos alunos. Após a construção de modelos realizada pelos estudantes, observou-se que a estratégia contribuiu para o entendimento das estruturas que envolvem o processo de meiose, assim como a definição do conceito e compressão do crossing- over, corroborando que o uso de construção de modelos pode contribuir para a abordagem de conteúdos considerados difíceis tanto por estudantes quanto professores.
Abstract: The curricular components of Biology related to Cytology, in specific, the topic related to meiosis, are considered difficult to understand and its nature is abstract. Thus, the present study presents the results of an intervention project carried out with students in the first year of High School at a private school in João Monlevade town, MG, Brazil. From the intervention work, the possible contributions of the construction of models were analyzed to explain the process of meiosis for the student learning. For this, a logbook, a questionnaire and a qualitative analysis of the data obtained was carried out. The results show that the use of model construction accompanied by other teaching activities can assist in the student learning. After the construction of models carried out by students, it was observed that the strategy contributed to the understanding of the structures that involve the process of meiosis, as well as the definition of the concept and understanding of crossing-over, corroborating that the use of model construction can contribute to the approach of content considered difficult by both students and teachers.
Assunto: Educação
Biologia - Estudo e ensino (Ensino médio)
Citologia - Estudo e ensino (Ensino médio)
Ciência - Estudo e ensino (Ensino médio)
Aprendizagem por atividades
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/35694
Data do documento: 30-Nov-2019
Aparece nas coleções:Especialização em Educação em Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Versão FINAL_Thayara Maltez.pdf1.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons