Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35694
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Roberta Guimarães Corrêapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8887214323875475pt_BR
dc.contributor.referee1Monique Aline Ribeiro dos Santospt_BR
dc.creatorThayara Hellen Maltez Ferreirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9358700862272467pt_BR
dc.date.accessioned2021-04-14T17:34:28Z-
dc.date.available2021-04-14T17:34:28Z-
dc.date.issued2019-11-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/35694-
dc.description.abstractThe curricular components of Biology related to Cytology, in specific, the topic related to meiosis, are considered difficult to understand and its nature is abstract. Thus, the present study presents the results of an intervention project carried out with students in the first year of High School at a private school in João Monlevade town, MG, Brazil. From the intervention work, the possible contributions of the construction of models were analyzed to explain the process of meiosis for the student learning. For this, a logbook, a questionnaire and a qualitative analysis of the data obtained was carried out. The results show that the use of model construction accompanied by other teaching activities can assist in the student learning. After the construction of models carried out by students, it was observed that the strategy contributed to the understanding of the structures that involve the process of meiosis, as well as the definition of the concept and understanding of crossing-over, corroborating that the use of model construction can contribute to the approach of content considered difficult by both students and teachers.pt_BR
dc.description.resumoOs componentes curriculares da Biologia relativos à citologia, particularmente, o tópico relacionado à meiose, são considerados de difícil compreensão e de natureza abstrata. Desta forma, o presente estudo apresenta os resultados referentes a um projeto de intervenção realizado com alunos do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola particular da cidade de João Monlevade-MG, Brasil. A partir do trabalho de intervenção, analisou-se as possíveis contribuições da construção de modelos para explicar o processo de meiose para o aprendizado dos estudantes. Para isso foi construído um diário de bordo, um questionário e realizado uma análise qualitativa dos dados obtidos. Os resultados mostram que o uso de construção de modelos acompanhada de outras atividades de ensino pode auxiliar na aprendizagem dos alunos. Após a construção de modelos realizada pelos estudantes, observou-se que a estratégia contribuiu para o entendimento das estruturas que envolvem o processo de meiose, assim como a definição do conceito e compressão do crossing- over, corroborando que o uso de construção de modelos pode contribuir para a abordagem de conteúdos considerados difíceis tanto por estudantes quanto professores.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Educação em Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/*
dc.subjectConstrução de modelospt_BR
dc.subjectMeiosept_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherBiologia - Estudo e ensino (Ensino médio)pt_BR
dc.subject.otherCitologia - Estudo e ensino (Ensino médio)pt_BR
dc.subject.otherCiência - Estudo e ensino (Ensino médio)pt_BR
dc.subject.otherAprendizagem por atividadespt_BR
dc.titleO uso da construção de modelos para o ensino da meiosept_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Versão FINAL_Thayara Maltez.pdf1.02 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons