Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/35799
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Estados da matéria e energia: a construção de um roteiro didático para ensinar conceitos fundamentais da química, por meio de simulações PhET
Autor(es): Matheus Henrique Pimentel Araújo
primer Tutor: Marciana Almendro David
primer miembro del tribunal : Marina Rodrigues Martins
Resumen: As simulações computadorizadas (SIM) são ferramentas didáticas que têm apresentado aplicações satisfatórias na sala de aula. Além de serem atrativas para os estudantes, elas apresentam oportunidades visuais e experimentais que podem ser exploradas no processo de ensino-aprendizagem. A criação de roteiros didáticos leva os estudantes a terem protagonismo com a utilização das simulações ferramenta juntamente com a mediação do professor na preparação de atividades, levantamento de conceitos e condução da aula. Podendo assim, levar o aluno a uma aprendizagem mais ativa. Dentro dessa ótica, o presente trabalho vem criar, aplicar e avaliar roteiro didático para ensino de estados da matéria e energia por meio das simulações PhET. O roteiro produzido foi aplicado em estudantes de ensino superior do curso de química. Os dados foram coletados através do Google Forms e categorizados para análise das respostas, além das observações feitas pelo professor. Foi possível perceber que o roteiro precisa de uma linguagem clara, o tempo de 50 min é suficiente para sua aplicação, os estudantes se sentem engajados e principalmente que o roteiro criado se adequa ao início dos conteúdos abordados, com identificação de conhecimentos prévios dos estudantes.
Abstract: Computer simulations are teaching tools that have shown satisfactory applications in the classroom. In addition to being attractive to students, they present visual and experimental opportunities that can be explored in the teaching-learning process. The creation of didactic scripts leads students to take a leading role with the use of tool simulations together with the mediation of the teacher in the preparation of activities, survey of concepts and conducting the class. Thus, taking the student to a more active learning. Within this perspective, the present work comes to create, apply and evaluate didactic script for teaching states of matter and energy through PhET simulations. The script produced was applied to higher education students in the chemistry course. Data were collected through Google Forms and categorized for analysis of responses, in addition to observations made by the teacher. It was possible to perceive that the script needs a clear language, the time of 50 min is sufficient for its application, students feel engaged and mainly that the script created is suitable for the beginning of the contents covered, with identification of students' previous knowledge.
Asunto: Educação
Química - Estudo e ensino
Química - Métodos de ensino
Matéria - Estudo e ensino
Energia - Estudo e ensino
Tecnologia educacional
Ensino auxiliado por computador
Ensino visual
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/35799
Fecha del documento: 30-nov-2019
Aparece en las colecciones:Especialização em Educação em Ciências

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Artigo Matheus Pimentel final (modificado).pdf839.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.