Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35799
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Marciana Almendro Davidpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/167629269657445pt_BR
dc.contributor.referee1Marina Rodrigues Martinspt_BR
dc.creatorMatheus Henrique Pimentel Araújopt_BR
dc.date.accessioned2021-04-22T11:23:23Z-
dc.date.available2021-04-22T11:23:23Z-
dc.date.issued2019-11-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/35799-
dc.description.abstractComputer simulations are teaching tools that have shown satisfactory applications in the classroom. In addition to being attractive to students, they present visual and experimental opportunities that can be explored in the teaching-learning process. The creation of didactic scripts leads students to take a leading role with the use of tool simulations together with the mediation of the teacher in the preparation of activities, survey of concepts and conducting the class. Thus, taking the student to a more active learning. Within this perspective, the present work comes to create, apply and evaluate didactic script for teaching states of matter and energy through PhET simulations. The script produced was applied to higher education students in the chemistry course. Data were collected through Google Forms and categorized for analysis of responses, in addition to observations made by the teacher. It was possible to perceive that the script needs a clear language, the time of 50 min is sufficient for its application, students feel engaged and mainly that the script created is suitable for the beginning of the contents covered, with identification of students' previous knowledge.pt_BR
dc.description.resumoAs simulações computadorizadas (SIM) são ferramentas didáticas que têm apresentado aplicações satisfatórias na sala de aula. Além de serem atrativas para os estudantes, elas apresentam oportunidades visuais e experimentais que podem ser exploradas no processo de ensino-aprendizagem. A criação de roteiros didáticos leva os estudantes a terem protagonismo com a utilização das simulações ferramenta juntamente com a mediação do professor na preparação de atividades, levantamento de conceitos e condução da aula. Podendo assim, levar o aluno a uma aprendizagem mais ativa. Dentro dessa ótica, o presente trabalho vem criar, aplicar e avaliar roteiro didático para ensino de estados da matéria e energia por meio das simulações PhET. O roteiro produzido foi aplicado em estudantes de ensino superior do curso de química. Os dados foram coletados através do Google Forms e categorizados para análise das respostas, além das observações feitas pelo professor. Foi possível perceber que o roteiro precisa de uma linguagem clara, o tempo de 50 min é suficiente para sua aplicação, os estudantes se sentem engajados e principalmente que o roteiro criado se adequa ao início dos conteúdos abordados, com identificação de conhecimentos prévios dos estudantes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Educação em Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAplicação de TICspt_BR
dc.subjectSimulações em Químicapt_BR
dc.subjectMateriais de Ensinopt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherQuímica - Métodos de ensinopt_BR
dc.subject.otherMatéria - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherEnergia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherTecnologia educacionalpt_BR
dc.subject.otherEnsino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subject.otherEnsino visualpt_BR
dc.titleEstados da matéria e energia: a construção de um roteiro didático para ensinar conceitos fundamentais da química, por meio de simulações PhETpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo Matheus Pimentel final (modificado).pdf839.32 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.