Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/35802
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Que calor é esse?: desenvolvendo uma proposta investigativa sobre calor e temperatura para alunos do Ensino Médio nas aulas de Química.
Autor(es): Wu Shin Wan
primer Tutor: Tiago de Miranda Piuzana
primer miembro del tribunal : David Abrão Pereira da Silva
Resumen: Neste trabalho, faz-se o relato e análise do desenvolvimento de uma sequência de ensino na qual foi abordado conceitos sobre calor e temperatura de acordo com o senso comum dos estudantes do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública no período vespertino. A sequência de ensino foi desenvolvida de acordo com os pressupostos teóricos do ensino de ciências por investigação juntamente com o enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). A partir de uma matéria publicada no jornal da cidade, os estudantes foram orientados a investigar o seguinte problema: “Que calor é esse? O que posso fazer para minimizar este calor em ambiente escolar?” A partir do relato de experiência, foi possível discutir diferentes visões apresentadas no decorrer das aulas, nas quais parte dos alunos apresentou dificuldade na diferenciação dos conceitos de calor e temperatura.
Asunto: Educação
Química - Estudo e Ensino (Ensino Médio)
Termoquímica - Estudo e Ensino (Ensino Médio)
Calor - Estudo e Ensino (Ensino Médio)
Temperatura - Estudo e Ensino (Ensino Médio)
Aprendizagem por atividades
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/35802
Fecha del documento: 30-nov-2019
Aparece en las colecciones:Especialização em Educação em Ciências

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
MONOGRAFIA DE WU SHIN WAN 08032021.pdf765.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons