Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/35802
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Tiago de Miranda Piuzana | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4907138304022298 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | David Abrão Pereira da Silva | pt_BR |
dc.creator | Wu Shin Wan | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-04-22T11:59:56Z | - |
dc.date.available | 2021-04-22T11:59:56Z | - |
dc.date.issued | 2019-11-30 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/35802 | - |
dc.description.resumo | Neste trabalho, faz-se o relato e análise do desenvolvimento de uma sequência de ensino na qual foi abordado conceitos sobre calor e temperatura de acordo com o senso comum dos estudantes do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública no período vespertino. A sequência de ensino foi desenvolvida de acordo com os pressupostos teóricos do ensino de ciências por investigação juntamente com o enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). A partir de uma matéria publicada no jornal da cidade, os estudantes foram orientados a investigar o seguinte problema: “Que calor é esse? O que posso fazer para minimizar este calor em ambiente escolar?” A partir do relato de experiência, foi possível discutir diferentes visões apresentadas no decorrer das aulas, nas quais parte dos alunos apresentou dificuldade na diferenciação dos conceitos de calor e temperatura. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Educação em Ciências | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Calor | pt_BR |
dc.subject | Temperatura | pt_BR |
dc.subject | Ensino por investigação | pt_BR |
dc.subject | CTS | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Química - Estudo e Ensino (Ensino Médio) | pt_BR |
dc.subject.other | Termoquímica - Estudo e Ensino (Ensino Médio) | pt_BR |
dc.subject.other | Calor - Estudo e Ensino (Ensino Médio) | pt_BR |
dc.subject.other | Temperatura - Estudo e Ensino (Ensino Médio) | pt_BR |
dc.subject.other | Aprendizagem por atividades | pt_BR |
dc.title | Que calor é esse?: desenvolvendo uma proposta investigativa sobre calor e temperatura para alunos do Ensino Médio nas aulas de Química. | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Educação em Ciências |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA DE WU SHIN WAN 08032021.pdf | 765.99 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License