Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/35861
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Estudo de caso : ensino de habilidades de leitura para um aprendiz com autismo |
Autor(es): | Érika Fernandes Andrade |
primer Tutor: | Camila Graciella dos Santos Gomes |
primer miembro del tribunal : | Camila Graciella Santos Gomes |
Segundo miembro del tribunal: | Mariana Viana Gonzaga |
Tercer miembro del tribunal: | Liubiana Arantes de Araújo |
Resumen: | O estudo teve o objetivo de descrever e avaliar o ensino de leitura oral para uma criança com autismo não alfabetizada, falante e estudante de escola regular. O ensino de nomeação de palavras impressas ocorreu por meio do ensino direto de sílabas simples e regulares. O participante foi avaliado no seu conhecimento relativo à leitura e outras habilidades consideradas requisitos para a alfabetização, antes e após o fim das sessões de ensino. Os resultados obtidos indicaram que o procedimento utilizado favoreceu a aprendizagem e a manutenção da leitura combinatória, com poucas sessões de ensino e baixo número de erros durante o processo. |
Abstract: | The objective of this research was to describe and evaluate the teaching of oral reading to a child with autism who was not literate, who spoke and studied in a regular school. The teaching of naming printed words occurred through direct teaching of simple and regular syllables. The participant was assessed on his knowledge of reading and other skills considered to be literacy requirements, before and after the end of teaching sessions. The obtained results indicated that the used procedure favored the learning and the maintenance of the combinatorial reading, with few teaching sessions and low number of errors during the process. |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA |
Curso: | Curso de Especialização em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/35861 |
Fecha del documento: | 14-mar-2020 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Transtornos do Espectro do Autismo (TEA) |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia_ ErikaAndrade.pdf | 881.48 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons