Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/35861
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Estudo de caso : ensino de habilidades de leitura para um aprendiz com autismo |
Autor(es): | Érika Fernandes Andrade |
Primeiro Orientador: | Camila Graciella dos Santos Gomes |
Primeiro membro da banca : | Camila Graciella Santos Gomes |
Segundo membro da banca: | Mariana Viana Gonzaga |
Terceiro membro da banca: | Liubiana Arantes de Araújo |
Resumo: | O estudo teve o objetivo de descrever e avaliar o ensino de leitura oral para uma criança com autismo não alfabetizada, falante e estudante de escola regular. O ensino de nomeação de palavras impressas ocorreu por meio do ensino direto de sílabas simples e regulares. O participante foi avaliado no seu conhecimento relativo à leitura e outras habilidades consideradas requisitos para a alfabetização, antes e após o fim das sessões de ensino. Os resultados obtidos indicaram que o procedimento utilizado favoreceu a aprendizagem e a manutenção da leitura combinatória, com poucas sessões de ensino e baixo número de erros durante o processo. |
Abstract: | The objective of this research was to describe and evaluate the teaching of oral reading to a child with autism who was not literate, who spoke and studied in a regular school. The teaching of naming printed words occurred through direct teaching of simple and regular syllables. The participant was assessed on his knowledge of reading and other skills considered to be literacy requirements, before and after the end of teaching sessions. The obtained results indicated that the used procedure favored the learning and the maintenance of the combinatorial reading, with few teaching sessions and low number of errors during the process. |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA |
Curso: | Curso de Especialização em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/35861 |
Data do documento: | 14-Mar-2020 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Transtornos do Espectro do Autismo (TEA) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia_ ErikaAndrade.pdf | 881.48 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons