Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35951
Type: Monografia (especialização)
Title: O uso de tecnologias de informação e comunicação na elaboração de sequências didáticas de geografia: a abertura de novos horizontes com metodologias ativas
Authors: Ruben Pimentel
First Advisor: Andréia de Assis Ferreira
First Referee: Denise Alves de Araújo
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma coletânea de Sequências Didáticas (SD) no ensino de geografia, nossa área de conhecimento, que realizamos durante o Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0, nas quais utilizamos dentro das práticas pedagógicas várias ferramentas tecnológicas apresentadas durante o curso, aliadas a metodologias ativas e o ensino híbrido. Uma das estratégias para o desenvolvimento deste projeto passou pela utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) não como meras ferramentas de apoio nos planejamentos de aula, como muitas vezes os docentes ainda tem utilizado, mas sim apropriando destas tecnologias com segurança e conhecimento, inserindo no mundo cibernético onde estão nossos alunos, permitindo assim maiores possibilidades no processo de ensino e aprendizagem, nos tornando criadores de espaços de conhecimento, utilizando esses novos meios que continuam a surgir e evoluir. Por fim, vislumbramos novos horizontes a serem ainda investigados mais a fundo, entendendo que este é um início de trabalho em um novo momento que está surgindo, com uma nova forma de ensinar, uma nova escola.
Abstract: This work aims to present a collection of Didactic Sequences (SD) in the teaching of geography, our area of knowledge, which we carried out during the Specialization Course in Digital Technologies and Education 3.0, in which we used within the pedagogical practices several technological tools presented during the course, combined with active methodologies and hybrid teaching. One of the strategies for the development of this project involved the use of Information and Communication Technologies (ICT) not as mere support tools in lesson plans, as many times the teachers have still used them, but appropriating these technologies with security and knowledge, inserting in the cyber world where our students are, thus allowing greater possibilities in the teaching and learning process, becoming creators of knowledge spaces, using these new means that continue to emerge and evolve. Finally, we envision new horizons to be further investigated further, understanding that this is the beginning of work in a new moment that is emerging, with a new way of teaching, a newschool.
Subject: Tecnologias digitais
Sequências didáticas - Material didático
Ensino híbrido
Geografia - Estudo e ensino
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/35951
Issue Date: 4-Jul-2020
Appears in Collections:Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons