Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/35954
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | Portfólio de sequências didáticas utilizando as tecnologias digitais |
Authors: | Rosinalva Almeida Santos de Jesus |
First Advisor: | Felipe Sales de Oliveira |
First Referee: | Leandra de Castro Gonzaga Figueiró |
Abstract: | O trabalho apresentado é um portfólio de sequências didáticas, que são um recurso metodológico, com etapas e passo a passo bem organizados e ligados com o uso das tecnologias digitais. Consta também o memorial relatando o caminho que percorri até aqui. Contém um total de cinco sequências didáticas, que foram aplicadas em parte ou na totalidade, em uma escola situada no município de Ribeirão das Neves. Durante a elaboração das sequencias didáticas, procurei temas que fossem relevantes para a vida das crianças, trabalhando em grupos, orientando-as a aprenderem a se comunicar, e para isto, utilizaram cartazes, reportagens, convites, vídeos, áudios, fotografias, jogos e escrita de notícias, com ajuda das tecnologias digitais e os diversos recursos e possibilidades que elas nos oferecem e que podem tornar as aulas mais atraentes e eficazes. Mas, introduzir as tecnologias em aulas numa escola de periferia, onde muitas vezes os recursos são escassos, não é um trabalho fácil, porém um desafio a ser superado. Durante a aplicação das sequências didáticas, mesmo com um planejamento prévio e reserva de espaço, teste de aparelhos e adequações do ambiente, ocorreram alterações de dia ou horário do planejamento. O uso das diversas ferramentas tecnológicas foi de grande importância na vida de cada aluno, pois além do entretenimento que já é bem conhecido deles, pudemos comprovar que as aulas ficaram mais dinâmicas e os alunos, mais autores e produtores do próprio conhecimento. Portanto, é importante buscar novos caminhos, metodologias, investimentos em materiais e até recursos novos, pois tudo isso é capaz de trazer resultados positivos ao espaço escolar. |
Subject: | Ensino fundamental - Tecnologias digitais Ensino fundamental - Sequências didáticas - Material didático Ensino fundamental - Recursos tecnológicos |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0 |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/35954 |
Issue Date: | 30-Nov-2019 |
Appears in Collections: | Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0 |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Portfólio de Sequências Didáticas Utilizando as Tecnologias Digitais.pdf | 2.66 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License