Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35976
Type: Monografia (especialização)
Title: Os riscos socioambientais relacionados ao consumo de alimentos industrializados: uma experiência fundamentada na aprendizagem baseada em problemas
Authors: Lauro Lima Corrêa
First Advisor: Marcos Elias Sala
First Referee: Carla Juscélia de Oliveira Souza
Second Referee: Eliane Ferreira Campos Vieira
Third Referee: Cláudia Regina Fonseca Miguel Sapag Ricci; Tânia Margarida Lima Costa
Abstract: O percurso de formação de um professor geralmente deixa marcas na construção de seu perfil profissional e na sua forma de atuação como docente. Muitos dos que estão em atividade atualmente tiveram uma trajetória de formação forjada pela educação tradicional, onde predominava o ensino enciclopédico fundamentado na memorização de conhecimentos científicos selecionados previamente pelo professor e transmitidos passivamente ao aluno em forma de aulas expositivas. Portanto, isso parece justificar o fato de muitos docentes ainda terem muita dificuldade em romper com ensino tradicional e assimilarem novas metodologias de ensino e aprendizagem. O presente trabalho inicia-se com um memorial de percurso relatando a trajetória de formação de um docente marcada pela metodologia tradicional e sua busca pela ressignificação do seu trabalho enquanto professor de Geografia da educação básica. Posteriormente, é apresentado um plano de ação fundamentado, através de uma breve revisão bibliográfica, da metodologia ativa da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), como uma estratégia metodológica inovadora em que o aluno assume um papel de evidência no processo educativo, priorizando o seu trabalho em grupo de forma participativa e colaborativa, objetivando o envolvimento e a mobilização em torno de questões-problema. O estudo de caso atenta sobre os riscos socioambientais relacionados ao consumo de alimentos industrializados e a proposição dessa metodologia como um caminho possível na busca por uma aprendizagem mais significativa. Os resultados observados permitiram inferir que os estudantes tendem a apresentar maior interesse e envolvimento com os conteúdos escolares a partir de situações-problema contextualizadas e relacionadas à sua realidade, justificando a viabilidade da aplicação dessa metodologia inovadora de ensino e aprendizagem.
Subject: Autobiografia
Geografia - Estudo e ensino
Aprendizagem por atividades
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Residência Docente para a Formação de Educadores da Educação Básica
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/35976
Issue Date: 30-Aug-2020
Appears in Collections:Especialização em Residência Docente para a Formação de Educadores da Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia Versão final 13 de abril de 2021 Pdf.pdf715.84 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.