Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35977
Type: Monografia (especialização)
Title: A contribuição dos jogos para o desenvolvimento da leitura e escrita de crianças de 8 e 9 anos
Authors: Flávia Solvelino Santiago
First Advisor: Kely Cristina Nogueira Souto
First Referee: Patrícia Barros Soares Batista
Second Referee: Cláudia Regina Fonseca Miguel Sapag Ricci
Third Referee: Tânia Margarida Lima Costa
Abstract: Este trabalho apresenta o Projeto de Intervenção a Contribuição dos Jogos para o Desenvolvimento da Leitura e Escrita de Crianças de 8 e 9 anos e o Memorial de Percurso. Ambos são resultados das reflexões realizadas no curso de pós-graduação lato senso, Residência Docente do Centro Pedagógico da (UFMG), nos anos de 2018 a 2020, em parceria com a Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte. Projeto este cujos os objetivos compreenderam o desenvolvimento de estratégias metodológicas que possibilitassem e favorecessem o processo de alfabetização e letramento dos alunos de uma turma do 3° ano (oito anos de idade), de uma Escola Municipal de BH. Bem como contribuir de forma significativa, promovendo a aquisição de habilidades ainda não consolidadas, na leitura e na escrita, apresentadas pelas crianças. Durante o projeto, os alunos passaram a fazer, com maior frequência, tentativas de escrita, e a cada palavra que conseguiam traçar sem auxílio era percebível o orgulho dos mesmos. Percebeu-se um avanço da leitura e os alunos cobravam diariamente que mais momentos de leitura individual ou coletiva fossem propostos em sala. O Memorial é um relato da minha e trajetória acadêmica desde o Ensino Fundamental até a pós-graduação. Ele mostra os estímulos que tive por parte das professoras do Ensino Fundamental, a dedicação aos estudos, a escolha profissional para me tornar professora (Ensino Médio), o exercício da docência em sala de aula, a graduação e seus desafios e o ingresso na pós-graduação. Os estudos foram pautados em autores como Kishimoto (2002), Piaget (1986), Vygotsky (2002), entre outros, que se constituem como fontes de estudo e contribuem para a reflexão sobre o uso de jogos no processo de alfabetização e letramento. As análises evidenciaram o significado e a importância dos jogos para as crianças que ainda se apresentavam no processo inicial da aprendizagem da leitura e da escrita, a possibilidades de interação e o engajamento em diversas situações dentro da sala de aula.
Subject: Jogos educativos
Aprendizado de conceitos
Leitura - Educação
Escrita - Educação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Residência Docente para a Formação de Educadores da Educação Básica
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/35977
Issue Date: 30-Aug-2020
Appears in Collections:Especialização em Residência Docente para a Formação de Educadores da Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Projeto Flávia com ficha.pdf1.84 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons