Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/36082
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ernani de Castro Malettapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0026506533871929pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Mara Lucia Lealpt_BR
dc.contributor.referee1Ana Cristina Collapt_BR
dc.contributor.referee2Narciso Larangeira Telles da Silvapt_BR
dc.contributor.referee3Marcos Antônio Alexandrept_BR
dc.contributor.referee4Sara del Carmen Rojo de La Rosapt_BR
dc.contributor.referee5Mônica Medeiros Ribeiropt_BR
dc.creatorAntonio Alves Barbosa Mello Netopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9779174056508974pt_BR
dc.date.accessioned2021-05-24T19:02:35Z-
dc.date.issued2020-02-10-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/36082-
dc.description.abstractThe research developed for the elaboration of the present thesis aimed to approach the notions of theatricality, performativity and Scenic Disassembly, as well as its possible reverberations on the scene of the peruvian group Yuyachkani. Due to the significant transformations that impacted the creation and the theatrical thoughts since the 20 century, discussions about these notions have shown themselves as essential, particularty in what concerns the poetic of the scenic disassembly, still underexplored academically and of which the Yuyachkani is a important reference. Therefore, as methodological procedures, a literature review was carried out on the concepts in question and on the Peruvian group, as well as a field interview with its director Miguel Rubio Zapata.pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa desenvolvida para a elaboração dessa tese teve como objetivo abordar as noções de teatralidade, de performatividade e de desmontagem cênica, bem como seus possíveis desdobramentos sobre a cena do grupo peruano Yuyachkani. Em função das significativas transformações que impactaram a criação e o pensamento teatrais a partir do século XX, discussões sobre essas noções se mostram imprescindíveis, em particular no que diz respeito à poética da Desmontagem Cênica, ainda pouco explorada academicamente e da qual o Yuyachkani é uma importante referência. Para tanto, como procedimentos metodológicos, foram realizados uma revisão da literatura sobre os conceitos em questão e sobre o grupo peruano, bem como uma entrevista de campo com seu diretor Miguel Rubio Zapata.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectTeatralidadept_BR
dc.subjectPerformatividadept_BR
dc.subjectDesmontagem cênicapt_BR
dc.subjectYuyachkanipt_BR
dc.subject.otherGrupo Cultural Yuyachkanipt_BR
dc.subject.otherRepresentação teatralpt_BR
dc.subject.otherPerformance (Arte)pt_BR
dc.subject.otherTeatro e sociedadept_BR
dc.subject.otherPlateias de teatropt_BR
dc.subject.otherArtes cênicaspt_BR
dc.subject.otherTeatro - Séc. XX-XXIpt_BR
dc.titleO grupo cultural Yuyachkani e as múltiplas tessituras do discurso cênico: a teatralidade, a performatividade e a desmontagempt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.embargo2022-02-10-
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
........TESE UFMG 2020.......pdf2.25 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons