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http://hdl.handle.net/1843/36127
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | Diagnóstico de enfermagem “conhecimento eficiente” entre gestantes atendidas em um ambulatório de pré-natal de alto risco |
Authors: | Pollyanna Ferraz Botelho de Almeida |
First Advisor: | Eunice Francisca Martins |
Abstract: | Introdução: Tendo em vista as principais demandas de conhecimento das gestantes, os serviços de cuidado pré-natal oferecem atividades de educação em saúde voltadas para os temas relacionados ao processo de gestação, ao parto, ao aleitamento materno e aos cuidados com o recém-nascido. Este estudo busca avaliar se estes temas atendem as necessidades de conhecimento de gestantes atendidas em um serviço de assistência a pré-natal de alto risco. Metodologia: Utilizou-se os dados das consultas de enfermagem do período de março de 2014 a junho de 2015 em prontuários de gestantes classificadas de alto risco, atendidas no ambulatório do IJAF HC/UFMG. Para a coleta de dados das consultas foi utilizado um formulário onde se registrou os dados relativos às características sociodemográficas e obstétricas; aos problemas de enfermagem relacionados a alguma necessidade de conhecimento, e ao Diagnóstico de Enfermagem “Conhecimento deficiente”, bem como suas declarações diagnósticas - conceito diagnóstico, características definidoras e fatores relacionados. Resultado: O detalhamento da análise do Diagnóstico de Enfermagem Conhecimento deficiente mostrou que os principais fatores relacionados a este diagnóstico envolvem especialmente o processo de parto e nascimento (42,5%), a amamentação (14,9%), os cuidados com o bebê (11,7%) e o processo de gestação (10,6%). Conclusão: Observa-se que os temas mais comumente abordados durante o pré-natal atendem a necessidade de informação da maioria das gestantes. Entretanto, este estudo da visibilidade às gestantes portadoras de HIV, que apresenta uma demanda bem específica de necessidade de conhecimento, o que requer a ampliação do tema alimentação do RN e cuidados com as mamas, além de uma abordagem mais individualizada e contextualizada a sua situação de não normalidade. Sendo assim, a consulta de enfermagem mostrou-se como um espaço eficiente para a detecção das necessidades de conhecimento das gestantes atendidas. |
Subject: | Aleitamento Materno Cuidado Pré-Natal Diagnóstico de Enfermagem Educação em Saúde Gestantes Parto Risco |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Enfermagem Obstétrica - Rede Cegonha |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/36127 |
Issue Date: | 30-Nov-2017 |
Appears in Collections: | Especialização em Enfermagem Obstétrica - Rede Cegonha (EAD) |
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2014-PollyannaF.B.Almeida-Diag.Enf.Conhec.Defic.EntreGest.Atend.Amb.PN.A.R.pdf | 622.64 kB | Adobe PDF | View/Open |
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