Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/36227
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Podcontos: as TDICs e a Literatura
Autor(es): Fernanda Riggio
Primeiro Orientador: Junot de Oliveira Maia
Primeiro membro da banca : Érica Amâncio Caetano
Segundo membro da banca: Vicente Aguimar Parreiras
Resumo: O estudo da historiografia literária ainda é a perspectiva predominante nas aulas de literatura nas escolas brasileiras, por isso este projeto tem como principal característica ampliar as possibilidades pertinentes à educação literária dos alunos do Ensino Médio por meio das tecnologias digitais. O projeto “Podcontos: as TDCIs e a Literatura” visa a incentivar a leitura de textos literários e a troca de percepções e interpretações da leitura de contos entre os alunos, assim como a utilização do podcast como meio tecnológico para gravação e divulgação dos contos estudados para criação dos Podcontos. Por meio da técnica de ação vocal e uma leitura dramatizada do conto, os alunos farão gravações dos Podcontos, aprenderão a editá-los e publicá-los em plataformas para a hospedagem de áudios, como Anchor ou Google Podcast, entre outras. Os Podcontos podem ser distribuídos em diversos ambientes digitais, permitindo que diferentes usuários das redes sociais entrem em contato com a literatura. Nas atividades propostas, serão contempladas habilidades como ler, analisar, levantar hipóteses, explicar, interpretar, comentar, elaborar apresentação oral, bem como utilizar adequadamente a tecnologia digital.
Abstract: The study of literary historiography is still the predominant perspective in literature classes in Brazilian schools. Therefore, this project’s main feature is to expand the pertinent possibilities to literary education of high school students through digital technologies. The project “Podcontos: as TCDIs e a Literatura” aims to encourage the reading of literary texts the exchange of perceptions and interpretations of stories read among students, as well as the use of podcast as a technological tool for recording and disseminating the studied tales assisting in the creation of Podcontos. Through vocal action technique and a dramatized reading of the story, students will make recordings for Podcontos, they will also learn how to edit and, in the end, they will publish the recorded tales on audio hosting platforms, such as Anchor or Google Podcast. The Podcontos can be distributed in several digital environments, allowing different users of other social media to make contact with literature. In the proposed activities, skills such as reading, analyzing, raising hypotheses, explaining, interpreting, commenting, preparing an oral presentation, as well as using digital technology appropriately will be considered.
Assunto: Letramento
Literatura – Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Curso: Curso de Especialização em Linguagem, Tecnologia e Ensino
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/36227
Data do documento: 19-Jan-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Linguagem, Tecnologia e Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FERNANDARIGGIO_PODCONTOS-as TDICs e a Literatura -2021.pdf960.81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.