Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/36239
Type: Dissertação
Title: The profitable single truck and trailer routing problem with time windows
Other Titles: O problema do roteamento mais lucrativo de um veículo com reboque e com janelas de tempo
Authors: Henrique Favarini Alves da Cruz
First Advisor: Alexandre Salles da Cunha
First Referee: Haroldo Gambini Santos
Second Referee: Dilson Lucas Pereira
Third Referee: Cristiano Arbex Valle
metadata.dc.contributor.referee4: Geraldo Robson Mateus
Abstract: We investigate in this work the Profitable Single Truck and Trailer Routing Problem with Time Windows. In this problem, a fleet of trucks and trailers is given, along with a set of customers, that reward a profit if their demand is collected by a vehicle. Trailers can be attached to trucks in order to increase vehicle capacity, at the expense of reducing vehicle speed and increasing travel costs. Some customers can only be served by decoupled trucks, which may give rise to routes in which a trailer is decoupled from the truck at given satellite depots. The truck can, therefore, travel parts of the route detached, after which it returns to the point where the trailer was parked, and the load collected by the truck is transfered to the trailer. The goal is to find a choice of vehicle and route for which the collected profit minus the route cost is maximum. We propose an Integer Programming formulation for the problem, along with valid inequalities, that enforce Linear Programming Relaxation bounds for the formulation. The formulation developed employs binary variables only and ensures that capacity, time windows and synchronization for decoupling, load transfer and coupling operations are observed through Combinatorial Benders cuts. From our research, this is the only formulation that is compact in the variable space to allow multiple subtours from the same satellite vertex. Previous works have studied different variations of the Truck and Trailer Routing Problem (TTRP). These variations are characterized by some key characteristics of the problem being considered or not, such as customer time windows, dedicated satellite depots, heterogeneous fleet and load-dependent transfer times. Our model deals with all these aspects, plus considering different speed values for vehicles in the fleet, and a decrease in truck speed when it is attached to a trailer. To our knowledge, this modeling aspect has not been handled in the literature for TTRPs. We develop an exact Branch-and-Cut algorithm for the problem and present computational results. The experiments suggest that the valid inequalities introduced not only improve dual bounds, but also result in better Branch-and-Cut algorithms.
Abstract: Neste trabalho, investigamos o Problema do Roteamento Mais Lucrativo de Veículo com Reboque e com Janelas de Tempo. Nesse problema, são dados uma frota contendo caminhões e reboques, além de um conjunto de clientes, que fornecem uma recompensa caso sua demanda seja coletada por um veículo. Os reboques podem ser acoplados aos caminhões para aumentar a capacidade do veículo; em compensação, a velocidade do veículo é reduzida, e os custos de viagem são aumentados. Alguns clientes só podem ser atendidos por caminhões desacoplados, o que pode dar origem a rotas em que um reboque é desacoplado do caminhão em vértices satélite dados. O caminhão pode, então, viajar alguns trechos da rota desacoplado, após os quais retorna ao ponto onde o reboque foi estacionado, e a carga coletada pelo caminhão é transferida para o reboque. O objetivo do problema é encontrar uma escolha de veículo e uma rota a ser percorrida por ele, para a qual o lucro, dado pelas recompensas coletadas menos os custos de viagem, seja máximo. Propomos uma formulação de Programação Inteira para o problema, além de desigualdades válidas e estratégias de lifting, capazes de reforçar as relaxações lineares da formulação. A formulação desenvolvida emprega apenas variáveis binárias e garante o cumprimento das restrições de capacidade, janelas de tempo e sincronização das operações de acoplamento, transferência de carga e desacoplamento, por meio de cortes de Benders Combinatórios. Pelo que conhecemos, esta é a única formulação compacta no espaço de variáveis que permite múltiplas sub-rotas partindo do mesmo vértice satélite. Em trabalhos anteriores, diferentes variações do Problema de Roteamento de Veículo com Reboque (PRVR) têm sido tratadas. Essas variações são caracterizadas por considerar ou não algumas propriedades importantes na modelagem do problema, como janelas de tempo para os clientes, vértices satélite dedicados, frota heterogênea e tempos de transferência dependentes da carga. Nosso modelo lida com todos esses aspectos listados, além de considerar velocidades diferentes para veículos da frota e velocidades reduzidas para o caminhão quando acoplado a um reboque, o que, segundo nossa pesquisa, ainda não havia sido abordado na literatura sobre PRVRs. Desenvolvemos um algoritmo exato Branch-and-Cut para o problema e apresentamos resultados computacionais. Os resultados sugerem que as desigualdades válidas aqui introduzidas não apenas melhoram os limites duais mas resultam em melhores algoritmos Branch-and-Cut.
Subject: Computação – Teses.
Otimização combinatória – Teses.
Transporte rodoviário – Controle automático – Teses.
Logistica – Teses.
Empacotamento e cobertura combinatória – Teses
language: eng
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ICX - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/36239
Issue Date: 30-Jul-2020
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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