Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/36443
Type: Tese
Title: Os efeitos recíprocos entre dinheiro e voto em eleições para o Senado no Brasil
Authors: Bruno Fernando da Silva
First Advisor: Bruno Pinheiro Wanderley Reis
First Referee: Manoel Leonardo Wanderley Duarte Santos
Second Referee: Bruno Wilhelm Speck
Third Referee: Dalson Britto Figueiredo Filho
metadata.dc.contributor.referee4: Rodrigo Rossi Horochovski
Abstract: Esta tese analisa, a partir de uma perspectiva até então inédita na literatura brasileira, as relações estabelecidas entre dinheiro e voto, tendo como objeto as eleições de 2006 a 2014 ao Senado Federal. Diferentemente da maior parte dos trabalhos empíricos sobre o tema, parte-se do pressuposto de que o financiamento de campanhas e o desempenho em eleições se afetam mutuamente na medida em que as expectativas quanto aos resultados influenciam as arrecadações tanto quanto elas afetam as votações dos competidores. Isso porque, se os doadores de campanha agem estrategicamente visando garantir acesso ao poder, a viabilidade eleitoral dos candidatos deve ser um aspecto fundamental para a escolha de quem será financiado. Igualmente, competidores que arrecadam mais dispõem de mais recursos para investir em marketing, planejamento e estratégias eleitorais que podem garantir uma maior votação. Uma vez que os resultados demonstram uma forte correlação entre as intenções de voto e as receitas eleitorais, discute-se quais são as implicações metodológicas disso para a análise da relação entre dinheiro e voto e propõe-se alternativas para enfrentar o problema da endogenia com base em abordagens de estudos anteriores. Uma possibilidade, que não soluciona o problema da reciprocidade, mas que reduz a superestimação do dinheiro, é controlar adequadamente os modelos com variáveis associadas às receitas e que afetam o voto. Outra possibilidade é de que se empreguem técnicas específicas para o controle da endogenia. Dentre as utilizadas por pesquisas pregressas, optou-se por estimar o efeito do financiamento sobre o desempenho a partir de variáveis instrumentais em regressões de mínimos quadrados em dois estágios (2SLS). Os resultados indicam uma redução de 16% na magnitude do coeficiente estimado para as receitas quando obtidas em dois estágios em comparação ao modelo de mínimos quadrados ordinários (OLS). Mais que isso, os achados sugerem que fatores como concorrer à reeleição e ter sido eleito prefeito anteriormente tinham seu efeito subestimado quando aferidos por OLS. Tomados em conjunto, os resultados implicam na necessidade de empregar variáveis e técnicas adequadas para que se possa compreender o efeito do dinheiro sobre o voto em eleições majoritárias, a partir de modelagens que busquem minimizar os vieses estatísticos causados pela omissão de variáveis e por problemas de endogenia.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA POLÍTICA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência Política
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/36443
Issue Date: 5-Apr-2021
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_final_a.pdf2.37 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.