Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/36471
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Transtorno do espectro autista e educação física no contexto escolar : possibilidades e desafios
Autor(es): Aléssia Neves Celestino
primer Tutor: Nivânia Maria de Melo Reis
Resumen: Esse estudo tem como objetivo, consoante com a revisão de literatura, avaliar a as possibilidades e desafios da participação do aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas aulas de educação física, a fim de identificar quais são os efeitos de sua participação tanto para os professores e os alunos, quais dificuldades encontradas por ambos e qual a formação dos professores em relação ao tema. O TEA é um tema atual, porém complexo e muitos professores de educação física não possuem conhecimento ou formação na área específica. Tornando-se assim um desafio para os profissionais da educação física que buscam sua inclusão no contexto escolar. Através da revisão de literatura foi possível averiguar que quando há conhecimento sobre o tema, capacitação, discussão nas reuniões de equipe, suporte da escola, inclusão efetiva, há uma maior participação dos alunos e interação com os demais alunos de classe, frente ao seu processo de participação nas aulas de educação física.
Abstract: This study aims, according to the literature review, to evaluate the possibilities and challenges of the participation of Autistic Spectrum Disorder (ASD) student in the physical education classes, in the order to identify what are the effects of the participation for both, teachers and students, which difficulties are founded and what is the theacher's professional qualifications relationed to this topic. ASD is a current but a complex theme and many physical education teachers does not have knowledge or professional studies in this specific area. Thus becoming a challenge for physical education professionals who seek their inclusion in the school context. Through the literature review, it was possible to verify in the physical education classes, that when there is knowledge on the subject, technical capacitation, discussion in team meetings, school support, effective inclusion, there is a greater participation of students and interaction with other class students.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
Curso: Curso de Especialização em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/36471
Fecha del documento: 14-mar-2020
Aparece en las colecciones:Especialização em Transtornos do Espectro do Autismo (TEA)

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS TCC para enviar agora.pdf808.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.