Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/36471
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Nivânia Maria de Melo Reispt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3374746315852752pt_BR
dc.creatorAléssia Neves Celestinopt_BR
dc.date.accessioned2021-06-14T20:57:38Z-
dc.date.available2021-06-14T20:57:38Z-
dc.date.issued2020-03-14-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/36471-
dc.description.abstractThis study aims, according to the literature review, to evaluate the possibilities and challenges of the participation of Autistic Spectrum Disorder (ASD) student in the physical education classes, in the order to identify what are the effects of the participation for both, teachers and students, which difficulties are founded and what is the theacher's professional qualifications relationed to this topic. ASD is a current but a complex theme and many physical education teachers does not have knowledge or professional studies in this specific area. Thus becoming a challenge for physical education professionals who seek their inclusion in the school context. Through the literature review, it was possible to verify in the physical education classes, that when there is knowledge on the subject, technical capacitation, discussion in team meetings, school support, effective inclusion, there is a greater participation of students and interaction with other class students.pt_BR
dc.description.resumoEsse estudo tem como objetivo, consoante com a revisão de literatura, avaliar a as possibilidades e desafios da participação do aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas aulas de educação física, a fim de identificar quais são os efeitos de sua participação tanto para os professores e os alunos, quais dificuldades encontradas por ambos e qual a formação dos professores em relação ao tema. O TEA é um tema atual, porém complexo e muitos professores de educação física não possuem conhecimento ou formação na área específica. Tornando-se assim um desafio para os profissionais da educação física que buscam sua inclusão no contexto escolar. Através da revisão de literatura foi possível averiguar que quando há conhecimento sobre o tema, capacitação, discussão nas reuniões de equipe, suporte da escola, inclusão efetiva, há uma maior participação dos alunos e interação com os demais alunos de classe, frente ao seu processo de participação nas aulas de educação física.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIApt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.titleTranstorno do espectro autista e educação física no contexto escolar : possibilidades e desafiospt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Transtornos do Espectro do Autismo (TEA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS TCC para enviar agora.pdf808.61 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.