Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/36471
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Transtorno do espectro autista e educação física no contexto escolar : possibilidades e desafios |
Autor(es): | Aléssia Neves Celestino |
Primeiro Orientador: | Nivânia Maria de Melo Reis |
Resumo: | Esse estudo tem como objetivo, consoante com a revisão de literatura, avaliar a as possibilidades e desafios da participação do aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas aulas de educação física, a fim de identificar quais são os efeitos de sua participação tanto para os professores e os alunos, quais dificuldades encontradas por ambos e qual a formação dos professores em relação ao tema. O TEA é um tema atual, porém complexo e muitos professores de educação física não possuem conhecimento ou formação na área específica. Tornando-se assim um desafio para os profissionais da educação física que buscam sua inclusão no contexto escolar. Através da revisão de literatura foi possível averiguar que quando há conhecimento sobre o tema, capacitação, discussão nas reuniões de equipe, suporte da escola, inclusão efetiva, há uma maior participação dos alunos e interação com os demais alunos de classe, frente ao seu processo de participação nas aulas de educação física. |
Abstract: | This study aims, according to the literature review, to evaluate the possibilities and challenges of the participation of Autistic Spectrum Disorder (ASD) student in the physical education classes, in the order to identify what are the effects of the participation for both, teachers and students, which difficulties are founded and what is the theacher's professional qualifications relationed to this topic. ASD is a current but a complex theme and many physical education teachers does not have knowledge or professional studies in this specific area. Thus becoming a challenge for physical education professionals who seek their inclusion in the school context. Through the literature review, it was possible to verify in the physical education classes, that when there is knowledge on the subject, technical capacitation, discussion in team meetings, school support, effective inclusion, there is a greater participation of students and interaction with other class students. |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA |
Curso: | Curso de Especialização em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/36471 |
Data do documento: | 14-Mar-2020 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Transtornos do Espectro do Autismo (TEA) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS TCC para enviar agora.pdf | 808.61 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.