Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/36480
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Geraldo Freire Loyolapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6419982866847172pt_BR
dc.contributor.referee1Maurício Silva Ginopt_BR
dc.creatorEdijorge Antonio Lima Santospt_BR
dc.date.accessioned2021-06-15T22:11:51Z-
dc.date.available2021-06-15T22:11:51Z-
dc.date.issued2020-03-01-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/36480-
dc.description.abstractThis pedagogical experience sought, through the use of image generation technologies, elements to reflect on the possibilities in relating images to the construction of students' identity, in the final years of Elementary School II. All research used photography as a support to address the relationships and interrelationships between photographic images, as a space for social interaction, with the construction of the individual's identity. To achieve this result, the project was designed in the form of experience aiming to provoke theoretical and practical reflections, based on reading and analysis of images produced by students in the school context, above all, how much these photographs compose and structure the imaginary universe of students. students. The result is a reflection on the contributions of this experience to the training of students and adolescents, in the process of teaching and learning in Visual Arts, in addition to the possibilities of developing a sensitive and critical look at the images around us. Seeing that,images communicate, they have the power to create memories and speak of a time.pt_BR
dc.description.resumoEsta experiência pedagógica buscou, por meio do uso das tecnologias de geração de imagens, elementos para refletir sobre as possibilidades em relacionar as imagens à construção da identidade dos alunos, nos anos finais do Ensino Fundamental II. Toda a pesquisa usou a fotografia como suporte para abordar as relações e inter-relações entre as imagens fotográficas, enquanto espaço de interação social, com a construção da identidade do indivíduo. Para chegar a tal resultado, o projeto foi elaborado na forma de experiência objetivando provocar reflexões teóricas e práticas, a partir de leitura e de análises das imagens produzidas pelos alunos no contexto escolar, sobretudo, o quanto essas fotografias compõem e estruturam o universo imagético dos alunos. O resultado é a reflexão sobre as contribuições dessa experiência para a formação dos alunos e adolescentes, no processo de ensino/aprendizagem em Artes Visuais, além disso, as possibilidades de se desenvolver um olhar sensível e crítico sobre as imagens que estão a nossa volta. Sendo que, as imagens comunicam, têm o poder de criar memórias e falar de um tempo.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectImagempt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectArtes visuaispt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subject.otherArte - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherFotografiapt_BR
dc.subject.otherMemória na artept_BR
dc.subject.otherIdentidade (Psicologia) na artept_BR
dc.titleFotografia: registro e construção da identidadept_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FOTOGRAFIA_ REGISTRO_e_ CONSTRUÇÃO_da_IDENTIDADE.pdf4.01 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.