Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/36586
Type: Dissertação
Title: Associações entre desempenho escolar da educação fundamental e a formação de licenciados no Brasil
Authors: Tayene Trajano de Moura
First Advisor: André Braz Golgher
First Co-advisor: Luís Henrique Romani de Campos
First Referee: André Braz Golgher
Second Referee: Luís Henrique Romani de Campos
Third Referee: Mariangela Furlan Antigo
metadata.dc.contributor.referee4: Fernanda Esperidião
Abstract: O presente trabalho tratou da percepção das associações entre a formação de professores no ensino superior e o desempenho de estudantes dos anos finais do ensino fundamental no Sistema de Avaliação da Educação básica. O objetivo foi analisar a relação entre a qualificação do professor e o desempenho escolar do aluno, primeiramente analisando a distribuição espacial da formação de professores que possivelmente viriam a atuar no ensino fundamental entre 2001 e 2017, depois analisando a distribuição espacial dos licenciados após a formatura entre 2007 e 2017, e por fim investigando o desempenho escolar do aluno e sua relação com a qualificação profissional dos seus professores também entre 2007 e 2017. O conjunto de metodologias utilizadas foi composto de análise estatística, análise geográfica, mínimos quadrados ordinários com erros robustos e o método de diferenças em diferenças. Foi possível concluir que a formação de professores foi expandida e interiorizada, bem como a atuação destes profissionais devidamente qualificados em sala de aula, este último influenciando positivamente as notas de língua portuguesa e de matemática no SAEB para os estudantes do último ano do ensino fundamental.
Abstract: The present work dealt with the perception of the associations between teacher education in higher education and the performance of students in the final years of elementary school in the Basic Education Assessment System. The objective was to analyze the relationship between teacher qualification and student's academic performance, first by analyzing the spatial distribution of teacher education who would possibly work in elementary school between 2001 and 2017, then analyzing the spatial distribution of graduates after graduation between 2007 and 2017, and finally investigating the student's academic performance and its relationship with the professional qualification of their teachers also between 2007 and 2017. The set of methodologies used was composed of statistical analysis, geographic analysis, ordinary least squares with robust errors and the difference-in-differences method. It was possible to conclude that teacher training was expanded and internalized, as well as the performance of these properly qualified professionals in the classroom, the latter positively influencing Portuguese language and mathematics grades in the SAEB for students in the final year of elementary school.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Economia
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/36586
Issue Date: 14-May-2021
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.