Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/36612
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | Os corpos-autistas no 1º ano do ensino fundamental: currículo com práticas de leitura |
Authors: | Camila Amorim Campos |
First Advisor: | Leiva de Figueiredo Viana Leal |
Abstract: | As crianças autistas têm ganhado cada vez mais espaço nas salas de aula da escola regular. Ao defender que essas crianças fazem leituras que escapam ao currículo, este trabalho tem como objetivo investigar como as práticas de leitura, presentes no currículo do primeiro ano do Ensino Fundamental, e as relações de poder que ali se estabelecem são sentidas pelos corpos-autistas. Assim, a questão que orienta esta pesquisa é: Como o corpo-autista é demandado, disputado e divulgado no currículo com práticas de leitura do primeiro ano do Ensino Fundamental? Para tanto, foram realizadas observações e elementos da análise do discurso para a produção das informações e sua análise. Foi possível constatar corpos-autistas em movimento, numa transgressão carregada de humanização e de um sujeito que habita o mundo de um modo particular e especial. |
Abstract: | Autistic children are increasingly gaining space in common school classrooms. By defending that these children understand things that leaves the curriculum, this project aims to investigate how the reading practices, present in the curriculum of the first year of Elementary School, and the relationships that are established there are felt by autistic. This way, the main question of this research is: How is the autistic body demanded, disputed and disseminated in the curriculum with reading practices from the first year of Elementary School? For that, observations and elements of discourse analysis were carried out for the production of information and its analysis. It was possible to see autistic bodies in movement, in a transgression charged with humanization and a subject that inhabits the world in a particular and special way. |
Subject: | Língua portuguesa – Estudo e ensino Currículos - Avaliação Autismo em crianças Leitura – Ensino Ensino fundamental – Métodos de ensino |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FALE - FACULDADE DE LETRAS |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/36612 |
Issue Date: | 24-Feb-2021 |
Appears in Collections: | Especialização em Língua Portuguesa |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_CamilaCampos_PDF.pdf | 748.04 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License