Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/36725
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Desafios e perspectivas em relação ao processo de aquisição de leitura e escrita na educação infantil
Autor(es): Vera Lucia da Silva Rocha
Primeiro Orientador: Marcelo Chiaretto
Primeiro membro da banca : Allana Mátar de Figueiredo
Segundo membro da banca: Hermínia Maria Martins Lima Silveira
Resumo: O presente trabalho discute sobre os desafios e as perspectivas em relação ao processo de aquisição de leitura e escrita na Educação Infantil. Um fator importante para a interlocução entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. Compreende-se que esse diálogo contribui para o desenvolvimento das crianças e propõe novos olhares em relação a sua aprendizagem. Esta pesquisa visa investigar as práticas educativas que favoreçam a construção desses conhecimentos em relação à leitura e à escrita. A fundamentação teórica apoia-se em pesquisas bibliográficas das contribuições de Bordini (1998), Costa Val (2005), Soares (2010, 2020), Kramer (2006, 2010) e das orientações das Proposições Curriculares Educação Infantil (BELO HORIZONTE, 2009, 2016a, 2016b), e da Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental (BRASIL, 2018), dentre outros. A proposta metodológica de atividade baseia-se no desenvolvimento de uma sequência didática, favorecendo o trabalho com a leitura e a escrita a partir de diferentes gêneros textuais, como cartazes, receita, contos, parlendas, trava-línguas, dentre outros. A partir disso, busca-se promover o aprendizado sobre as características dos gêneros estudados, contribuir para os avanços dos alunos da Educação Infantil em relação à aquisição da leitura e da escrita e viabilizar uma transição adequada para o Ensino fundamental. Acredita-se que as práticas educativas devem oportunizar atividades pedagógicas que viabilizem o acesso às novas descobertas e potencializem uma aprendizagem mais significativa.
Assunto: Criança – Escrita
Leitura (Ensino fundamental)
Gêneros textuais
Educação infantil
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Curso: Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/36725
Data do documento: 6-Abr-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Língua Portuguesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VERA 2021.pdf680.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.