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http://hdl.handle.net/1843/36725
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Marcelo Chiaretto | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3206811196555044 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Allana Mátar de Figueiredo | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Hermínia Maria Martins Lima Silveira | pt_BR |
dc.creator | Vera Lucia da Silva Rocha | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-07-14T19:39:04Z | - |
dc.date.available | 2021-07-14T19:39:04Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-06 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/36725 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho discute sobre os desafios e as perspectivas em relação ao processo de aquisição de leitura e escrita na Educação Infantil. Um fator importante para a interlocução entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. Compreende-se que esse diálogo contribui para o desenvolvimento das crianças e propõe novos olhares em relação a sua aprendizagem. Esta pesquisa visa investigar as práticas educativas que favoreçam a construção desses conhecimentos em relação à leitura e à escrita. A fundamentação teórica apoia-se em pesquisas bibliográficas das contribuições de Bordini (1998), Costa Val (2005), Soares (2010, 2020), Kramer (2006, 2010) e das orientações das Proposições Curriculares Educação Infantil (BELO HORIZONTE, 2009, 2016a, 2016b), e da Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental (BRASIL, 2018), dentre outros. A proposta metodológica de atividade baseia-se no desenvolvimento de uma sequência didática, favorecendo o trabalho com a leitura e a escrita a partir de diferentes gêneros textuais, como cartazes, receita, contos, parlendas, trava-línguas, dentre outros. A partir disso, busca-se promover o aprendizado sobre as características dos gêneros estudados, contribuir para os avanços dos alunos da Educação Infantil em relação à aquisição da leitura e da escrita e viabilizar uma transição adequada para o Ensino fundamental. Acredita-se que as práticas educativas devem oportunizar atividades pedagógicas que viabilizem o acesso às novas descobertas e potencializem uma aprendizagem mais significativa. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Gênero Textual | pt_BR |
dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
dc.subject | Leitura e escrita. | pt_BR |
dc.subject.other | Criança – Escrita | pt_BR |
dc.subject.other | Leitura (Ensino fundamental) | pt_BR |
dc.subject.other | Gêneros textuais | pt_BR |
dc.subject.other | Educação infantil | pt_BR |
dc.title | Desafios e perspectivas em relação ao processo de aquisição de leitura e escrita na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Língua Portuguesa |
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