Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/36725
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dc.contributor.advisor1Marcelo Chiarettopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3206811196555044pt_BR
dc.contributor.referee1Allana Mátar de Figueiredopt_BR
dc.contributor.referee2Hermínia Maria Martins Lima Silveirapt_BR
dc.creatorVera Lucia da Silva Rochapt_BR
dc.date.accessioned2021-07-14T19:39:04Z-
dc.date.available2021-07-14T19:39:04Z-
dc.date.issued2021-04-06-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/36725-
dc.description.resumoO presente trabalho discute sobre os desafios e as perspectivas em relação ao processo de aquisição de leitura e escrita na Educação Infantil. Um fator importante para a interlocução entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. Compreende-se que esse diálogo contribui para o desenvolvimento das crianças e propõe novos olhares em relação a sua aprendizagem. Esta pesquisa visa investigar as práticas educativas que favoreçam a construção desses conhecimentos em relação à leitura e à escrita. A fundamentação teórica apoia-se em pesquisas bibliográficas das contribuições de Bordini (1998), Costa Val (2005), Soares (2010, 2020), Kramer (2006, 2010) e das orientações das Proposições Curriculares Educação Infantil (BELO HORIZONTE, 2009, 2016a, 2016b), e da Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental (BRASIL, 2018), dentre outros. A proposta metodológica de atividade baseia-se no desenvolvimento de uma sequência didática, favorecendo o trabalho com a leitura e a escrita a partir de diferentes gêneros textuais, como cartazes, receita, contos, parlendas, trava-línguas, dentre outros. A partir disso, busca-se promover o aprendizado sobre as características dos gêneros estudados, contribuir para os avanços dos alunos da Educação Infantil em relação à aquisição da leitura e da escrita e viabilizar uma transição adequada para o Ensino fundamental. Acredita-se que as práticas educativas devem oportunizar atividades pedagógicas que viabilizem o acesso às novas descobertas e potencializem uma aprendizagem mais significativa.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectGênero Textualpt_BR
dc.subjectSequência Didáticapt_BR
dc.subjectLeitura e escrita.pt_BR
dc.subject.otherCriança – Escritapt_BR
dc.subject.otherLeitura (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subject.otherGêneros textuaispt_BR
dc.subject.otherEducação infantilpt_BR
dc.titleDesafios e perspectivas em relação ao processo de aquisição de leitura e escrita na educação infantilpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
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