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http://hdl.handle.net/1843/36726
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Marcelo Chiaretto | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3206811196555044 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Hermínia Maria Martins Lima Silveira | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Allana Mátar de Figueiredo | pt_BR |
dc.creator | Angela Maria de Oliveira Gomes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-07-14T20:11:42Z | - |
dc.date.available | 2021-07-14T20:11:42Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-07 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/36726 | - |
dc.description.resumo | O currículo na Educação Infantil é um tema que vem sendo bastante discutido e pesquisado nos últimos anos, também ganhou maior intensidade com base nas orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil-DCNEI (2009). A partir da relevância dessa temática para a construção e a consolidação de propostas pedagógicas e curriculares qualitativas para a Educação Infantil, este trabalho tem por objetivo problematizar a questão do currículo. Objetiva-se conhecer e explicitar as concepções de currículo e de conceitos inerentes a ele para a Educação Infantil; os eixos norteadores da prática educativa; e os saberes necessários para que os professores e gestores da Educação Infantil acessem, dominem e construam suas propostas metodológicas/educativas. A base teórica deste estudo sustenta-se em documentos normativos brasileiros: CF/88, LDBN/1996, ECA/1990, DCNEI/2009, BNCC/2017 e as Proposições Curriculares para a Educação Infantil/BH de 2009, com nova edição em 2016, que regulam e orientam a Educação Infantil. Se baseia também nas contribuições conceituais dos autores: Oliveira (2007), Barbosa (2008), Kramer (1987, 2006) e Kuhlmann Júnior (2006), entre outros. Evidenciou-se que a construção da identidade da Educação Infantil é um processo histórico que demonstra muitos avanços, mas ainda necessita de mais estudos. Salienta-se que o currículo é um dentre os vários aspectos que constituem uma proposta pedagógica; e a formação continuada e os debates em várias instâncias, como nos fóruns, nas universidades, nas instituições e no campo político, ainda são os melhores caminhos a percorrer pela efetivação do direito da criança a uma educação de qualidade. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FALE - FACULDADE DE LETRAS | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Proposta pedagógica | pt_BR |
dc.subject.other | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject.other | Professores de educação infantil | pt_BR |
dc.subject.other | Planejamento educacional | pt_BR |
dc.title | Currículo, conceitos e efetivação: desafios formativos para os professores e gestores da educação infantil | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Língua Portuguesa |
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