Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/36726
Type: Monografia (especialização)
Title: Currículo, conceitos e efetivação: desafios formativos para os professores e gestores da educação infantil
Authors: Angela Maria de Oliveira Gomes
First Advisor: Marcelo Chiaretto
First Referee: Hermínia Maria Martins Lima Silveira
Second Referee: Allana Mátar de Figueiredo
Abstract: O currículo na Educação Infantil é um tema que vem sendo bastante discutido e pesquisado nos últimos anos, também ganhou maior intensidade com base nas orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil-DCNEI (2009). A partir da relevância dessa temática para a construção e a consolidação de propostas pedagógicas e curriculares qualitativas para a Educação Infantil, este trabalho tem por objetivo problematizar a questão do currículo. Objetiva-se conhecer e explicitar as concepções de currículo e de conceitos inerentes a ele para a Educação Infantil; os eixos norteadores da prática educativa; e os saberes necessários para que os professores e gestores da Educação Infantil acessem, dominem e construam suas propostas metodológicas/educativas. A base teórica deste estudo sustenta-se em documentos normativos brasileiros: CF/88, LDBN/1996, ECA/1990, DCNEI/2009, BNCC/2017 e as Proposições Curriculares para a Educação Infantil/BH de 2009, com nova edição em 2016, que regulam e orientam a Educação Infantil. Se baseia também nas contribuições conceituais dos autores: Oliveira (2007), Barbosa (2008), Kramer (1987, 2006) e Kuhlmann Júnior (2006), entre outros. Evidenciou-se que a construção da identidade da Educação Infantil é um processo histórico que demonstra muitos avanços, mas ainda necessita de mais estudos. Salienta-se que o currículo é um dentre os vários aspectos que constituem uma proposta pedagógica; e a formação continuada e os debates em várias instâncias, como nos fóruns, nas universidades, nas instituições e no campo político, ainda são os melhores caminhos a percorrer pela efetivação do direito da criança a uma educação de qualidade.
Subject: Educação infantil
Professores de educação infantil
Planejamento educacional
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/36726
Issue Date: 7-Apr-2021
Appears in Collections:Especialização em Língua Portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Angela versão com resumo em língua estrangeira 2021.pdf1.11 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons