Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/36969
Tipo: Artigo de Evento
Título: Língua inglesa, globalização e políticas públicas de internacionalização do ensino superior no Brasil
Título(s) alternativo(s): English language, globalization and public policies for the internationalization of higher education in Brazil
Autor(es): André Luiz Mendes Athayde
Resumo: O presente ensaio teórico reflete sobre o papel da Língua Inglesa nas políticas públicas de internacionalização do ensino superior no Brasil, partindo-se do pressuposto de que, na era da globalização, a referida língua é fundamental para o sucesso de programas de mobilidade acadêmica do governo federal como o “Ciência sem Fronteiras” no tocante ao cumprimento de seus objetivos. A fim de discutir as inter-relações existentes entre o Inglês, a globalização e a internacionalização do ensino superior no Brasil, o estudo buscou descrever a expansão da Língua Inglesa no mundo globalizado, ressaltar os pontos positivos e negativos do Programa “Ciência sem Fronteiras” – referência em modalidade acadêmica internacional no Brasil -, conhecer o papel da Língua Inglesa nas iniciativas de internacionalização e compreender a sua aceitação no mundo.
Abstract: This theoretical essay reflects on the role of the English language in public policies in internationalization of higher education in Brazil, based on the assumption that, in the era of globalization, this language is fundamental for the success of mobility programs academic of the federal government as "Science without Borders" regarding compliance of your goals. In order to discuss the interrelationships between English, globalization and the internationalization of higher education in Brazil, the study sought to describe the expansion of English language in the globalized world, highlight the positive and negative points of the Program "Science without Borders" - reference in international academic modality in Brazil -, know the role of the English language in internationalization initiatives and understand its acceptance in the world.
Assunto: Língua inglesa
Ensino superior
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ICA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/36969
Data do documento: 2018
metadata.dc.url.externa: http://www.anpad.org.br/~anpad/eventos.php?cod_evento=18&cod_evento_edicao=90&cod_edicao_subsecao=1543&cod_edicao_trabalho=24083
metadata.dc.relation.ispartof: Anais do VI encontro de ensino e pesquisa em administração e contabilidade - EnEPQ/ANPAD
Aparece nas coleções:Artigo de Evento

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
admin_pdf_2018_EnEPQ18.pdf238.52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.