Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/37074
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A estética da ausência na escultura cinética de Heiner Goebbels: reflexões sobre a teatralidade das coisas
Título(s) alternativo(s): The aesthetics of absence in the kinetic sculpture of Heiner Goebbels: reflections on the theatrality of things
Autor(es): Eduardo dos Santos Andrade
Resumen: Ao prescindir do drama, da narrativa, dos atores e dos músicos para a execução de sua peça-concerto intitulada Stifters Dinge,o maestro e artista multimídia alemão Heiner Goebbels expande os limites que tradicionalmente cercam a ideia de teatralidade. Essa expansão, entretanto, não é nova e nem tampouco incomum no universo da arte contemporânea, caracterizado por intercontaminações e hibridismos. Na ausência de performers humanos, Stifters Dingeparece ser ao mesmo tempo uma instalação, um concerto e um teatro, porém, tudo o que há são coisas sendo elas mesmas: coisas. A partir desta obra de Goebbels, junto ao seu conceito de “Estética da Ausência”, este artigo propõe uma breve reflexão acerca da teatralidade das coisas, buscando entender como os elementos espaço-visuais da cena, na sua natureza inanimada, podem ser identificados como agente performativos, carregados de uma dimensão humana implícita sem apresentar necessariamente um caráter antropomórfico.
Abstract: By suppressing drama, narrative, actors or musicians from the performance of his playconcert entitled Stifters Dinge, German director and multimedia artist Heiner Goebbels expands the boundaries that traditionally surround the idea of theatricality. This expansion, however, is not new and not uncommon in the universe of contemporary art, characterized by intercontaminations and hybridity. In the absence of human performers, Stifters Dinge seems to be both an installation, a concert and a theater, but all we have is things being themselves: things. From this work of Goebbels along with his concept of "Aesthetics of absence", this article proposes a reflection on the theatricality of things, seeking to understand how the space-visual elements of the scene, in their inanimate nature, can be identified as performative agents, with an implicit human dimension without necessarily acquiring an anthropomorphic character.
Asunto: Goebbels, Heiner
Representação teatral
Performance (Arte)
Plateias de teatro
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: EBA - DEPARTAMENTO DE FOTOGRAFIA
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/37074
Fecha del documento: 2018
metadata.dc.url.externa: https://doi.org/10.5216/ac.v4i2.54771
metadata.dc.relation.ispartof: Revista arte da cena
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
A estética da ausência na escultura cinética de Heiner Goebbels.pdf836.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.