Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/37288
Type: Artigo de Periódico
Title: O desenho do movimento no processo de criação
Authors: Mônica Medeiros Ribeiro
Abstract: Os estudos de processos de criação no âmbito das artes da cena têm lançado mão da crítica genética que estuda a obra de arte a partir do seu processo de construção. Lidar com essa memória, implica saber que o rememorar traz muito de invenção e esquecimento, portanto, não pode ser tomado como recuperação do que, de fato, aconteceu. A motivação dessa investigação foi o desejo de se conhecer o corpo em processo no percurso da criação da obra o As últimas flores do jardim das cerejeiras ─ inspirado na obra O jardim das cerejeiras, de Anton Tchékhov ─ do grupo Oficcina Multimédia, de Belo Horizonte. Trabalhamos com sete cadernos de artista da diretora Ione de Medeiros para estudar o corpo em processo na referida obra. As imagens-desenhos registradas podem ser compreendidas como atos de invenção do real que possibilitam novas apropriações. Dizendo não à economia dos significados do ponto de vista da representação, busquei a construção de sentidos que a condição performativa do registro me possibilita. O registro que gesta um movimento de dança.
Abstract: Studies on creative processes under the performing arts’ scope have resorted to genetic criticism, that considers the piece of art since its construction process. Dealing with such memories involves knowing that the recollection brings about plenty of invention and forgetfulness, therefore, it cannot be taken as a recall of what actually happened. The motivation for this investigation was the will to understand the body in process under the course of creation of As últimas flores do jardim das cerejeiras (The last flowers of the cherry orchard) — inspired in The Cherry Orchard by Anton Chekhov — by the group Oficcina Multimédia, from Belo Horizonte. We have worked with seven artist notebooks of the group director Ione de Medeiros to study the body in process in the given piece. Image-drawings registered may be understood as invention acts of the real which enable new appropriations. Saying no to the economy of meaning under the representation point of view, I sought the meaning construction that the performative condition of the register allowed me. The register which conceives dance movement.
Subject: Dança
Linguagem corporal
Movimento (Encenação)
Performance (Arte)
Memória na arte
Criação (Literária, artística, etc.)
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EBA - DEPARTAMENTO DE FOTOGRAFIA
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.22456/2236-3254.72671
URI: http://hdl.handle.net/1843/37288
Issue Date: 2017
metadata.dc.url.externa: https://seer.ufrgs.br/cena/article/view/72671
metadata.dc.relation.ispartof: Revista cena
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O desenho do movimento no processo de criação.pdf272.38 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.