Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/37384
Type: Monografia (especialização)
Title: Diagnóstico e sugestões para o marketing de relacionamento de uma empresa do ramo de software ERP
Authors: Natália Fernanda Santos Araújo
First Advisor: Fábio Roberto Ferreira Borges
First Referee: Ademir Roberto Borges
Second Referee: Izabella Bueno Fernandes Borges
Abstract: O presente trabalho visa diagnosticar como a Empresa X que atua na área de desenvolvimento de softwares de ERP (Enterprise Resource Planning) vem gerenciando o relacionamento com a sua carteira de clientes e sugerir possíveis melhorias. Adotar estratégias de marketing de relacionamento é um fator importante para que as empresas sigam se destacando no acirrado mercado atual, entretanto, identificar as necessidades e desejos dos clientes não é uma tarefa fácil. No trabalho foram observados e listados os fatores de satisfação considerados importantes pelos clientes no atendimento prestado, a percepção do valor da marca, os perfis dos clientes e a eficiência das estratégias e práticas de fidelização dos clientes. O método utilizado para a realização do trabalho foram pesquisas bibliográficas e pesquisa de campo, com a aplicação de um questionário quantitativo com dados dos clientes da Empresa X. No final deste trabalho, observou-se que a empresa vem conseguindo manter sua carteira de clientes, mas foram sugeridas melhorias para a organização conseguir aumentar sua carteira de clientes e conseguir realizar uma retenção ainda mais efetiva.
Subject: Administração
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Gestão Estratégica
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/37384
Issue Date: 23-Jun-2021
Appears in Collections:Especialização em Gestão Estratégica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Trabalho Final - Gestão de Negócios - Rev2.pdf1.31 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.