Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/37390
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Elaboração de vídeo para internet como aprimoramento da leitura e da produção textual nas aulas de História
Autor(es): Sílvia Figueiredo da Silva
Primeiro Orientador: Aline Magalhães Pinto
Primeiro membro da banca : Raul Amaro de Oliveira Lanari
Segundo membro da banca: Ramon Rodrigues Ramalho
Resumo: Este trabalho apresenta uma proposta de intervenção no cotidiano escolar que contempla a produção de roteiro de vídeo nas aulas da disciplina de História, com o objetivo de melhor desenvolver as habilidades e capacidades de leitura e produção de texto através das especificidades da disciplina de História. O trabalho foi elaborado pensando na realidade da Escola Municipal Professora Ondina Nobre (EMPON) da rede da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) onde futuramente seria aplicado, entretanto devido o contexto da pandemia de COVID-19, foi adaptado para ser aplicado na Escola Estadual José Heilbuth Gonçalves, de forma não presencial. Sua metodologia consiste na pesquisa-ação, que a partir do diagnóstico será aplicada a proposta de intervenção seguida da avaliação de sua eficácia. Espera-se que este estudo possa contribuir com o processo de ensino e aprendizagem dos alunos da instituição pesquisada e outras, criando novas dinâmicas em sala de aula.
Abstract: This work presents a proposal for intervention in the daily school life that contemplates the production of a video script in History classes, with the aim of better developing the reading and text production skills and abilities through the specificities of the History discipline. The work was elaborated thinking about the reality of the Municipal School Professora Ondina Nobre (EMPON) of the Belo Horizonte City Hall (PBH) network where it would be applied in the future, however due to the context of the COVID-19 pandemic, it was adapted to be applied at the State School José Heilbuth Gonçalves, in person. Its methodology consists of action research, which from the diagnosis will be applied to the intervention proposal followed by the evaluation of its effectiveness. It is hoped that this study can contribute to the teaching and learning process of students at the researched institution and others, creating new dynamics in the classroom.
Assunto: Língua portuguesa – Estudo e ensino
Língua portuguesa – Métodos de ensino
Língua portuguesa – Ensino auxiliado por computador
Leitura – Estudo e ensino
Produção de textos
Gravação de vídeo – Produção e direção
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Curso: Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/37390
Data do documento: 13-Mai-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Língua Portuguesa



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.