Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/37390
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Aline Magalhães Pintopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9910639848117178pt_BR
dc.contributor.referee1Raul Amaro de Oliveira Lanaript_BR
dc.contributor.referee2Ramon Rodrigues Ramalhopt_BR
dc.creatorSílvia Figueiredo da Silvapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1483973177169244pt_BR
dc.date.accessioned2021-08-10T19:01:53Z-
dc.date.available2021-08-10T19:01:53Z-
dc.date.issued2021-05-13-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/37390-
dc.description.abstractThis work presents a proposal for intervention in the daily school life that contemplates the production of a video script in History classes, with the aim of better developing the reading and text production skills and abilities through the specificities of the History discipline. The work was elaborated thinking about the reality of the Municipal School Professora Ondina Nobre (EMPON) of the Belo Horizonte City Hall (PBH) network where it would be applied in the future, however due to the context of the COVID-19 pandemic, it was adapted to be applied at the State School José Heilbuth Gonçalves, in person. Its methodology consists of action research, which from the diagnosis will be applied to the intervention proposal followed by the evaluation of its effectiveness. It is hoped that this study can contribute to the teaching and learning process of students at the researched institution and others, creating new dynamics in the classroom.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma proposta de intervenção no cotidiano escolar que contempla a produção de roteiro de vídeo nas aulas da disciplina de História, com o objetivo de melhor desenvolver as habilidades e capacidades de leitura e produção de texto através das especificidades da disciplina de História. O trabalho foi elaborado pensando na realidade da Escola Municipal Professora Ondina Nobre (EMPON) da rede da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) onde futuramente seria aplicado, entretanto devido o contexto da pandemia de COVID-19, foi adaptado para ser aplicado na Escola Estadual José Heilbuth Gonçalves, de forma não presencial. Sua metodologia consiste na pesquisa-ação, que a partir do diagnóstico será aplicada a proposta de intervenção seguida da avaliação de sua eficácia. Espera-se que este estudo possa contribuir com o processo de ensino e aprendizagem dos alunos da instituição pesquisada e outras, criando novas dinâmicas em sala de aula.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRoteiro de vídeopt_BR
dc.subjectProdução de textopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa – Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa – Métodos de ensinopt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa – Ensino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subject.otherLeitura – Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherProdução de textospt_BR
dc.subject.otherGravação de vídeo – Produção e direçãopt_BR
dc.titleElaboração de vídeo para internet como aprimoramento da leitura e da produção textual nas aulas de Históriapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Língua Portuguesa



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.