Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/37390
Type: Monografia (especialização)
Title: Elaboração de vídeo para internet como aprimoramento da leitura e da produção textual nas aulas de História
Authors: Sílvia Figueiredo da Silva
First Advisor: Aline Magalhães Pinto
First Referee: Raul Amaro de Oliveira Lanari
Second Referee: Ramon Rodrigues Ramalho
Abstract: Este trabalho apresenta uma proposta de intervenção no cotidiano escolar que contempla a produção de roteiro de vídeo nas aulas da disciplina de História, com o objetivo de melhor desenvolver as habilidades e capacidades de leitura e produção de texto através das especificidades da disciplina de História. O trabalho foi elaborado pensando na realidade da Escola Municipal Professora Ondina Nobre (EMPON) da rede da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) onde futuramente seria aplicado, entretanto devido o contexto da pandemia de COVID-19, foi adaptado para ser aplicado na Escola Estadual José Heilbuth Gonçalves, de forma não presencial. Sua metodologia consiste na pesquisa-ação, que a partir do diagnóstico será aplicada a proposta de intervenção seguida da avaliação de sua eficácia. Espera-se que este estudo possa contribuir com o processo de ensino e aprendizagem dos alunos da instituição pesquisada e outras, criando novas dinâmicas em sala de aula.
Abstract: This work presents a proposal for intervention in the daily school life that contemplates the production of a video script in History classes, with the aim of better developing the reading and text production skills and abilities through the specificities of the History discipline. The work was elaborated thinking about the reality of the Municipal School Professora Ondina Nobre (EMPON) of the Belo Horizonte City Hall (PBH) network where it would be applied in the future, however due to the context of the COVID-19 pandemic, it was adapted to be applied at the State School José Heilbuth Gonçalves, in person. Its methodology consists of action research, which from the diagnosis will be applied to the intervention proposal followed by the evaluation of its effectiveness. It is hoped that this study can contribute to the teaching and learning process of students at the researched institution and others, creating new dynamics in the classroom.
Subject: Língua portuguesa – Estudo e ensino
Língua portuguesa – Métodos de ensino
Língua portuguesa – Ensino auxiliado por computador
Leitura – Estudo e ensino
Produção de textos
Gravação de vídeo – Produção e direção
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/37390
Issue Date: 13-May-2021
Appears in Collections:Especialização em Língua Portuguesa



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.