Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/37502
Tipo: Artigo de Evento
Título: Quando o livro se torna publicidade: a narrativa na mediação entre poética e retórica do consumo
Autor(es): Vanessa Cardozo Brandão
Resumo: O artigo se propõe a explorar aproximações entre retórica e poética do consumo, mais evidentes no contexto de interações mediadas na internet. Investiga-se trânsitos de sentido entre Publicidade e Literatura, através da campanha “Magic Words”, da marca HP. Na ação (abril de 2016), a marca percorre o Brasil e capta a história oral relatada por analfabetos de diferentes regiões do país, transformando-as em um livro. Ao final do processo, há dois produtos, metafóricos do tipo de relação material existente entre a Publicidade e a Literatura que esse trabalho deseja apontar: o livro e um curta (documentário). O livro é o foco da análise e configura-se, como se quer demonstrar, na expressão ambivalente do poder da arte narrativa na Publicidade, já que pode ser visto como, simultaneamente, o meio de dialogar com as audiências da marca (função retórica) e um fim em si mesmo (autonomia poética) – com sentidos que transcendem o caráter publicitário.
Assunto: Publicidade
Comunicações digitais
Consumo (Economia)
Retórica
Narrativa
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/37502
Data do documento: 2016
metadata.dc.url.externa: http://anais-comunicon2016.espm.br/GTs/GTPOS/GT10/GT10-VANESSA_BRANDAO.pdf
metadata.dc.relation.ispartof: Congresso Internacional em Comunicação e Consumo
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