Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/37505
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | A estética da multiplicidade: diversidade como estratégia discursiva em narrativas publicitárias contemporâneas |
Autor(es): | Vanessa Cardozo Brandão |
Resumen: | Nos últimos anos, a diversidade passou a ser temática recorrente na publicidade de grandes marcas. Esse trabalho se propõe a refletir sobre como diferentes sujeitos, antes excluídos da representação publicitária, passam a ser incorporados nas campanhas, em especial no ambiente digital. A partir da análise narrativa, observa-se como aparecem manifestações da diversidade – de vozes e de representações – entre os vídeos publicitários brasileiros mais vistos no Youtube nos últimos anos. No contexto dessa análise, a diversidade pode ser lida como mais do que uma temática: configura-se tanto como estética da multiplicidade (Ítalo Calvino, 2015) ao contemplar mais sujeitos e pontos de vista nas narrativas publicitárias, quanto como estratégia discursiva de visibilidade, autenticidade e engajamento para marcas no contexto de uma cultura do branding (Sarah Banet-Weiser, 2012). |
Asunto: | Publicidade Inclusão social Narrativa Comunicações digitais |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/37505 |
Fecha del documento: | 2018 |
metadata.dc.url.externa: | http://anais-comunicon2018.espm.br/GTs/GTPOS/GT10/GT10_BRANDAO.pdf |
metadata.dc.relation.ispartof: | Congresso Internacional em Comunicação e Consumo |
Aparece en las colecciones: | Artigo de Evento |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
vanessaEsteticaMultip.pdf | 2.09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.