Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/37505
Tipo: Artigo de Evento
Título: A estética da multiplicidade: diversidade como estratégia discursiva em narrativas publicitárias contemporâneas
Autor(es): Vanessa Cardozo Brandão
Resumo: Nos últimos anos, a diversidade passou a ser temática recorrente na publicidade de grandes marcas. Esse trabalho se propõe a refletir sobre como diferentes sujeitos, antes excluídos da representação publicitária, passam a ser incorporados nas campanhas, em especial no ambiente digital. A partir da análise narrativa, observa-se como aparecem manifestações da diversidade – de vozes e de representações – entre os vídeos publicitários brasileiros mais vistos no Youtube nos últimos anos. No contexto dessa análise, a diversidade pode ser lida como mais do que uma temática: configura-se tanto como estética da multiplicidade (Ítalo Calvino, 2015) ao contemplar mais sujeitos e pontos de vista nas narrativas publicitárias, quanto como estratégia discursiva de visibilidade, autenticidade e engajamento para marcas no contexto de uma cultura do branding (Sarah Banet-Weiser, 2012).
Assunto: Publicidade
Inclusão social
Narrativa
Comunicações digitais
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/37505
Data do documento: 2018
metadata.dc.url.externa: http://anais-comunicon2018.espm.br/GTs/GTPOS/GT10/GT10_BRANDAO.pdf
metadata.dc.relation.ispartof: Congresso Internacional em Comunicação e Consumo
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