Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/37615
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Ver por meio do invisível: o cinema como tradução xamânica
Título(s) alternativo(s): Looking through the invisible: cinema as a shamanic translation
Autor(es): André Guimarães Brasil
Resumo: O artigo retoma a trajetória do cinema realizado por diretores e coletivos indígenas no Brasil, com dedicação especial ao projeto Vídeo nas Aldeias, para explorar a hipótese de uma “crítica xamânica da economia política da imagem” (inspirada na reivindicação por Bruce Albert de uma “crítica xamânica da economia política da natureza”). Tomando duas categorias como transversais aos filmes — o antecampo e o extracampo —, buscamos nos mover pela questão: como o cinema pode assumir aspectos de um modo xamânico de conhecimento e tradução?
Abstract: The article approaches the experience of Vídeo nas Aldeias (Video in the Villages) to explore the hypothesis of a “shamanic critique of the political economy of images” (inspired by a formulation of the anthropologist Bruce Albert). Taking two transversal categories — the off-screen space and the space behind the camera — the analyses of the films are moved by the question: how cinema could assume aspects of shamanic modes of knowledge and translation?
Assunto: Vídeo nas Aldeias (Projeto)
Xamanismo
Cinema brasileiro
Documentário (Cinema)
Índios no cinema
Índios Cultura
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/37615
Data do documento: Dez-2016
metadata.dc.url.externa: http://novosestudos.com.br/wp-content/uploads/2017/09/07_brasil_106_p124-147_baixa.pdf
metadata.dc.relation.ispartof: Novos Estudos Cebrap
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