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http://hdl.handle.net/1843/37622
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Rumo à terra do povo do raio: retomada das imagens, retomada pelas imagens em Martírio e Ava Yvy Vera |
Título(s) alternativo(s): | Towards the people of the lightning land: resumption of the images, resumption by the images in Martírio and Ava Yvy Vera |
Autor(es): | André Guimarães Brasil |
Resumen: | Cada qual a sua maneira, Martírio (Vincent Carelli, Ernesto de Carvalho e Tita, 2016) e Ava Yvy Vera – A Terra do Povo do Raio (realizado por jovens lideranças do tekoha do Guaiviry, 2016) abordam a luta dos Guarani e Kaiowá pela retomada de suas terras ancestrais. Ambos os filmes partem da produção de alianças, fruto de experiências compartilhadas entre aqueles que filmam e aqueles que são filmados; entre índios e não-índios; entre aqueles que visitam e aqueles que acolhem. Trata-se afinal de descrever dois modos, diferentes mas afins, de “filmar com”; dois modos de entrelaçar o mito à história e dois modos – ambos contundentes – de elaborar a experiência da retomada para incidir em seu presente. Se Martírio investe na explicação histórica de larga amplitude, abrigando nessa explicação lastros da espiritualidade guarani e kaiowá, Ava Yvy Vera encontra no mito o lugar para a elaboração do trauma histórico. |
Abstract: | Each one in its own way, Martírio (Vincent Carelli, Ernesto de Carvalho e Tita, 2016) and Ava Yvy Vera – A Terra do Povo do Raio (Guaiviry community, 2016) address the Guarani-Kaiowá’s struggle for the resumption of their ancestral lands. Both films derive from the production of alliances, they result from shared experiences between those who film and those who are filmed; between indigenous and non-indigenous groups; between those who visit and those who welcome. In the article, we intent to describe two different but related ways of “filming with”; two manners of intertwining myth and history, and two ways – both forceful – of elaborating the experience of the resumption in the aim of intervening in their present. If Martírio deals with a broad historical explanation, sheltering, in this explanation, aspects of the Guarani and Kaiowá spirituality, Ava Yvy Vera finds in the myth a place for the elaboration of the historical trauma. |
Asunto: | Índios Guarani Índios Kaiowá História Cinema brasileiro Documentário (Cinema) Conflito social |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/37622 |
Fecha del documento: | 2018 |
metadata.dc.url.externa: | http://www.compos.org.br/data/arquivos_2018/trabalhos_arquivo_J0GL5H7Y21ZURDDEB7NS_27_6798_26_02_2018_06_47_53.pdf |
metadata.dc.relation.ispartof: | Encontro Anual da Compós |
Aparece en las colecciones: | Artigo de Evento |
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