Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/37793
Tipo: Artigo de Evento
Título: A Residência Docente e a experiência coletiva na elaboração, aplicação e análise de atividades que utilizam o geogebra
Autor(es): Roselene Alves Amâncio
Resumo: Neste texto analisamos o trabalho desenvolvido com quatro professores de Matemática que lecionam em escolas da Prefeitura Municipal da Cidade de Contagem/MG e que participaram do Programa Residência Docente no Centro Pedagógico da UFMG. Procuramos identificar como um programa de formação continuada pode propiciar condições para que os professores utilizem softwares de geometria dinâmica nas turmas para as quais lecionam. Assim, procuramos promover a elaboração, a aplicação e a análise de atividades que utilizam o Geogebra de forma que os professores residentes participassem ativamente desse processo. Os dados foram obtidos dos memoriais elaborados pelos professores residentes, das gravações em áudio e dos protocolos de observação realizados nos encontros de formação. A pesquisa mostra, com fortes evidências, que é possível desenvolver um programa de formação com ênfase no trabalho escolar e nas experiências vividas pelos professores de forma a considerar a pessoa do professor e a transformar a experiência coletiva em conhecimento profissional.
Assunto: Formação de professores
Formação profissional
Software - Geometria
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/37793
Data do documento: Jul-2016
metadata.dc.url.externa: http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/pdf/5929_2920_ID.pdf
metadata.dc.relation.ispartof: Educação Matemática na Contemporaneidade: Desafios e Possibilidades
Aparece nas coleções:Artigo de Evento



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.