Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/37855
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | Exposição Sentidos do Nascer: significados para o aprendizado de seus mediadores. |
Authors: | Maria Cecília Rodrigues Macedo Cândido |
First Advisor: | Torcata Amorim |
First Referee: | Eunice Francisca Martins |
Second Referee: | Juliana Maria de Almeida do Carmo |
Abstract: | Objetivo: Compreender os significados e contribuições da exposição “Sentidos do Nascer” para o aprendizado dos mediadores. Método: Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. Foram realizadas entrevistas utilizando-se questionário semiestruturado, com coleta de dados no período de 10/09/2019 a 15/11/2019. Os participantes foram identificados pelas iniciais dos seus nomes próprios e, após esclarecimento sobre o estudo, assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido em duas vias. A análise de conteúdo de Bardin possibilitou a elaboração de categorias que destacaram temas relevantes para os mediadores. Resultados: Da análise emergiram as categorias: Interesse em participar na Exposição, Conhecimento e aprimoramento sobre o tema, O papel do mediador na exposição, Interação com o público visitante, Proposta de avanços para a exposição. Verificouse que para os mediadores a aproximação com a exposição se dá pelo seu engajamento com o tema parto e nascimento, independente do conhecimento prévio ou inicialmente, pelo incentivo financeiro. O curso preparatório e a participação ativa na exposição propiciam preparo para mediar no circuito e oficinas, mas os estudos adicionais são importantes para aprofundamento do tema. Também se observou a necessidade de adaptação da abordagem da exposição para os novos arranjos sociais familiares e questões de caráter racial, desta forma buscando-se ampliar a representatividade para toda a população. Considerações finais: Para os participantes, o curso introdutório consolida a importância de um aprimoramento embasado nas recomendações de parto adequado presente nas diretrizes da Organização Mundial de Saúde. Mas conclui-a melhor desenvoltura e aprendizado sobre o tema parto e nascimento se dão por estudos adicionais, prática no circuito da mostra e discussões nas oficinas. Como fator limitador, há necessidade de estudos que mostrem a abrangência do papel dos mediadores na visão dos participantes, bem como a relevância da capacitação dos mesmos na percepção do importante papel educativo em saúde da exposição |
Subject: | Autonomia Profissional Enfermagem Obstétrica Parto Normal Educação em Saúde Saúde da Mulher Mudança Social |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Enfermagem Obstétrica - Modalidade Residência |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/37855 |
Issue Date: | 12-Mar-2020 |
Appears in Collections: | Especialização em Enfermagem Obstétrica - Modalidade Residência |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC SDN Envio.pdf | Sentidos do Nascer | 945.5 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.