Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/38050
Type: | Artigo de Evento |
Title: | Impactos da Residência Docente na identidade profissional de professores de matemática: uma visão pragmatista da constituição da identidade |
Authors: | Warley Machado Correia |
Abstract: | Este trabalho apresenta considerações de uma pesquisa de doutorado em andamento, que propõe uma discussão sobre os movimentos por que passam as identidades profissionais de um grupo de professores de Matemática que participaram de um curso de formação continuada, denominado Residência Docente, realizado no Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais. Trata-se de um pesquisa qualitativa, que adotara a perspectiva pragmatista de Richard Rorty (1989) para a constituição da identidade, e os trabalhos de Frade e Meira (2010) e de Frade, Meira e Lerman (2014) que interpretaram os construtos “marcas cegas” e “vocabulário final” propostos por Rorty (1989). Acreditamos que essas interpretações se apresentam potencialmente uteis para nossa pesquisa. A pesquisa se encontra na fase de produção e analise de dados, que foram obtidos a partir de entrevistas individuais com todos os participantes do curso Residência Docente. |
Subject: | Professores de matemática - Pesquisa Formação de professores Docentes - Identidade |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/38050 |
Issue Date: | Nov-2018 |
metadata.dc.url.externa: | https://drive.google.com/file/d/1FT4CrvARA11xrdgOIXj_DIz_Mn7tNCJl/view |
metadata.dc.relation.ispartof: | Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós Graduação em Educação Matemática |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
IMPACTOS DA RESIDÊNCIA DOCENTE NA IDENTIDADE PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA - UMA VISÃO PRAGMATISTA DA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE.pdf | 788.82 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.