Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/38050
Type: Artigo de Evento
Title: Impactos da Residência Docente na identidade profissional de professores de matemática: uma visão pragmatista da constituição da identidade
Authors: Warley Machado Correia
Abstract: Este trabalho apresenta considerações de uma pesquisa de doutorado em andamento, que propõe uma discussão sobre os movimentos por que passam as identidades profissionais de um grupo de professores de Matemática que participaram de um curso de formação continuada, denominado Residência Docente, realizado no Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais. Trata-se de um pesquisa qualitativa, que adotara a perspectiva pragmatista de Richard Rorty (1989) para a constituição da identidade, e os trabalhos de Frade e Meira (2010) e de Frade, Meira e Lerman (2014) que interpretaram os construtos “marcas cegas” e “vocabulário final” propostos por Rorty (1989). Acreditamos que essas interpretações se apresentam potencialmente uteis para nossa pesquisa. A pesquisa se encontra na fase de produção e analise de dados, que foram obtidos a partir de entrevistas individuais com todos os participantes do curso Residência Docente.
Subject: Professores de matemática - Pesquisa
Formação de professores
Docentes - Identidade
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/38050
Issue Date: Nov-2018
metadata.dc.url.externa: https://drive.google.com/file/d/1FT4CrvARA11xrdgOIXj_DIz_Mn7tNCJl/view
metadata.dc.relation.ispartof: Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós Graduação em Educação Matemática
Appears in Collections:Artigo de Evento



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.