Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/38053
Tipo: | Dissertação |
Título: | Digestão humana: alfabetização científica e uma atividade investigativa como ferramenta de aprendizagem |
Autor(es): | Wanêssa Christina Souto Costa Ramos |
Primeiro Orientador: | Juliana Bohnen Guimarães |
Primeiro Coorientador: | Luiz Alexandre Medrado de Barcellos |
metadata.dc.contributor.advisor-co2: | Rafaella Cardoso Ribeiro |
Primeiro membro da banca : | Cândido Celso Coimbra |
Segundo membro da banca: | Patrícia da Conceição Rocha Rabelo |
Resumo: | Ensinar biologia é uma tarefa, muitas vezes, difícil para os professores, as terminologias, quantidade de conteúdo, aulas reduzidas e falta de tempo e recursos didáticos são algumas das dificuldades enfrentadas por estes docentes. Com o objetivo de minimizar estes desafios este projeto propõem a elaboração, aplicação e avaliação de uma Sequência Didática - SD que promova a Alfabetização Científica de estudantes do Ensino Médio no tópico Fisiologia Humana com enfoque na Nutrição, Anatomia e Fisiologia do Sistema Digestório Humano. A SD foi elaborada com a finalidade de instigar a curiosidade e a criatividade dos estudantes, partindo dos seus conhecimentos prévios por meio de situações-problemas e culminando na aquisição de novos conhecimentos e na elaboração de um jogo didático. Os dados foram coletados por meio de questionário inicial, da observação e da gravação de voz, com vistas a verificar se os objetivos da SD foram alcançados e a importância dos jogos didáticos na aprendizagem do conteúdo selecionado. A SD permitiu aos discentes apropriar-se dos conhecimentos científicos sobre nutrição que podem ser utilizados no seu cotidiano, melhorando a sua vida e da comunidade que eles participam. Além de proporcionar maior envolvimento, comprometimento e protagonismo dos estudantes nas aulas de Biologia. |
Assunto: | Ensino - Biologia Fisiologia humana Sistema digestório Jogos educativos Ensino médio Aprendizagem baseada em problemas |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/38053 |
Data do documento: | 28-Out-2020 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Wanessa Christina Souto Costa.pdf | 2.18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.