Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/38053
Tipo: Dissertação
Título: Digestão humana: alfabetização científica e uma atividade investigativa como ferramenta de aprendizagem
Autor(es): Wanêssa Christina Souto Costa Ramos
Primeiro Orientador: Juliana Bohnen Guimarães
Primeiro Coorientador: Luiz Alexandre Medrado de Barcellos
metadata.dc.contributor.advisor-co2: Rafaella Cardoso Ribeiro
Primeiro membro da banca : Cândido Celso Coimbra
Segundo membro da banca: Patrícia da Conceição Rocha Rabelo
Resumo: Ensinar biologia é uma tarefa, muitas vezes, difícil para os professores, as terminologias, quantidade de conteúdo, aulas reduzidas e falta de tempo e recursos didáticos são algumas das dificuldades enfrentadas por estes docentes. Com o objetivo de minimizar estes desafios este projeto propõem a elaboração, aplicação e avaliação de uma Sequência Didática - SD que promova a Alfabetização Científica de estudantes do Ensino Médio no tópico Fisiologia Humana com enfoque na Nutrição, Anatomia e Fisiologia do Sistema Digestório Humano. A SD foi elaborada com a finalidade de instigar a curiosidade e a criatividade dos estudantes, partindo dos seus conhecimentos prévios por meio de situações-problemas e culminando na aquisição de novos conhecimentos e na elaboração de um jogo didático. Os dados foram coletados por meio de questionário inicial, da observação e da gravação de voz, com vistas a verificar se os objetivos da SD foram alcançados e a importância dos jogos didáticos na aprendizagem do conteúdo selecionado. A SD permitiu aos discentes apropriar-se dos conhecimentos científicos sobre nutrição que podem ser utilizados no seu cotidiano, melhorando a sua vida e da comunidade que eles participam. Além de proporcionar maior envolvimento, comprometimento e protagonismo dos estudantes nas aulas de Biologia.
Assunto: Ensino - Biologia
Fisiologia humana
Sistema digestório
Jogos educativos
Ensino médio
Aprendizagem baseada em problemas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS
Curso: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/38053
Data do documento: 28-Out-2020
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Wanessa Christina Souto Costa.pdf2.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.